Hilgard OReilly Sternberg
Hilgard OReilly Sternberg

Faleceu na tarde de 2 de março, cercado pelo carinho de sua mulher Carolina, de seus cinco filhos e filhas, de seus netos e netas, de seu bisneto e bisnetas, em Berkeley, Califórnia, aos 93 anos, o Acadêmico Hilgard OReilly Sternberg, Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade da Califórnia.

Nascido no Rio de Janeiro em 1917, de ascendência irlandesa e alemã, formou-se em Geografia e História na Universidade do Brasil (hoje, Universidade Federal do Rio de Janeiro). Fez seu doutorado, em 1944, na Universidade de Lousiania (USA). Em 1956, aprovado em concurso público, defendendo a tese “A água e o homem na Várzea do Careiro”, torna-se Catedrático de Geografia do Brasil.

Em agosto do mesmo ano de 1956, Hilgard Sternberg, como vice-presidente da União Geográfica Internacional, organiza, no Rio de Janeiro, o Congresso Internacional de Geografia, o primeiro realizado no Hemisfério Sul.

Aposentado na Universidade do Brasil, torna-se Professor do Departamento de Geografia da Universidade da Califórnia em Berkeley, onde continuou a desenvolver suas pesquisas, sempre tendo como objeto o Brasil e, especialmente, a Amazônia.

Foi Professor Visitante, entre outras, nas Universidades de Heidelberg, de Beijing, da Flórida, da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Lecionou no Instituto Rio Branco e na Escola de Estado Maior do Exército.

Membro da Academia Brasileira de Ciências, foi sócio-correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil (IHGB), e foi eleito membro de várias associações profissionais estrangeiras, como a Gesellschaft für Erdkunde zu Berlin (1957), a Société de Géographie de Paris (1958), a Deutsche Akademie der Naturforscher Leopoldina (1961) e a Royal Geographical Society de Londres (1964).

Em 1964 recebeu o título de Doctor Honoris Causa da Universidade de Toulouse, na França. Admitido na Ordem Nacional do Mérito (1956) e na Ordem de Rio Branco (1967), o governo brasileiro conferiu-lhe, em 1998, a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.