O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, instituído em 2005, é um concurso de redações para alunos de ensino médio e de artigos científicos para graduandos, graduados, especialistas, mestrandos, mestres e estudantes de doutorado.

O objetivo é estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres, contemplando suas interseções com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade no campo dos estudos das relações de gênero, mulheres e feminismos.

Podem concorrer escolas públicas e privadas reconhecidas pelo MEC e que tenham desenvolvido em 2009-2010 ou estejam promovendo projetos e ações pedagógicas na comunidade escolar par aa promoção da igualdade de gênero.

Além da premiação em dinheiro e computaores, o CNPq concederá às (aos) agraciadas (os) bolsas de Iniciação Científica Júnior, Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado.

A data limite para envio do material é 15 de setembro de 2010, pelo website http://www.igualdadedegenero.cnpq.br/.

O Prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem).