Tipo de Evento: WORKSHOP
Fórum Mundial para Mulheres na Ciência | Brasil 2020
Grand Challenges Scholars Program Workshop
Strategies for Innovation in Food Production
Sustainable Water Management in Mining and Post-Mining Landscapes
How Do We Want to Live Tomorrow? Perspectives on Water Management in Urban Regions
Workshop Gerenciamento de Dados Científicos na América Latina e Caribe
Nos dias 17 e 18 de abril, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) sedia o Workshop de Gerenciamento de Dados Científicos na América Latina e Caribe. O evento conta com a parceria do Museu do Amanhã e do Sistema Mundial de Dados do Conselho Internacional da Ciência (ICSU, na sigla em inglês).
O encontro visa debater as práticas de gerenciamento de repositórios de dados científicos em países da América Latina e Caribe. Entre os principais tópicos a serem discutidos no workshop estão a questão dos bancos de dados abertos, as iniciativas que já estão sendo tomadas neste escopo, além do financiamento e do treinamento para serviços de dados científicos e de pesquisa.
Para a realização do workshop, a ABC conta também com o apoio o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), a Rede Nacional de Pesquisa e Educação (RNP) e o Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (IBICT).
Serviço:
Workshop de Gerenciamento de Dados Científicos na América Latina e Caribe
Data: 17 e 18 de abril de 2018
Local: Rua Anfilófio de Carvalho 29/3º andar, Centro, Rio de Janeiro-RJ.
Inscrições: Submissão de artigos até 26 de janeiro. Participação como ouvinte até 1º de abril. Cadastro em http://lacworkshop.icsu-wds.org/home
Mais informações: Vitor Vieira/ vvieira@abc.org.br/ (21) 3907-8145.
Diagnóstico e tratamento precoce de transtornos neurológicos infantis
Autismo, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), microcefalia, distúrbios no cérebro provocados pelo Zika vírus. Esses são alguns dos transtornos do desenvolvimento neurológico e mental que acometem recém-nascidos e crianças. Como a medicina tem tratado casos assim? O que as pesquisas em laboratório têm revelado? Quais são os novos diagnósticos e tratamentos?
Para responder a esses e outros questionamentos, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a Academia Nacional de Medicina (ANM) e a Academia de Ciências Médicas do Reino Unido, promoveu o workshop “Early Intervention and Diagnosis in Paediatric Neurodevelopment Defects”. O encontro aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro, na sede da ANM.
O primeiro dia (29) e a manhã do segundo dia de evento (30) foram fechados ao público, mas foi possível acompanhar as apresentações ao vivo pela internet. Na tarde de quinta-feira (30), a partir das 13h15, as atividades foram abertas a todos os interessados mediante inscrição prévia.
O evento discutiu estratégias para tratamentos precoces e propôs ações para os desafios à pesquisa em saúde pediátrica. No workshop, foram apresentadas análises de especialistas brasileiros, do Reino Unido e dos Estados Unidos. Eles apontaram para lacunas nos estudos da área e prioridades que devem ser dadas por meio de pesquisas transnacionais.
Entre os nomes confirmados, estavam a professora titular da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Maria Elisabeth Lopes Moreira, o professor de Medicina Neonatal do Kings College London David Edwards; co-fundadora e diretora científica da Unidade de Conectividade Cerebral do Instituto DOr de Pesquisa e Ensino, Fernanda Tovar Moll; pesquisadora sênior do Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia Iscia Lopes-Cendes; o diretor médico do Instituto Estadual do Cérebro (IEC) o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho; a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade; e a diretora do departamento de Ações Programáticas e Estratégicas da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare Franco Netto.
Ao final do encontro, os participantes iniciaram a elaboração de um relatório contendo recomendações sobre diagnósticos e tratamentos precoces de transtornos neurológicos que acometem crianças no Brasil. O documento será divulgado amplamente aqui e no Reino Unido.