pt_BR

De: 29 de novembro de 2017

Até: 30 de novembro de 2017

Local: Academia Nacional de Medicina (ANM) | Rio de Janeiro (RJ)

Autismo, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), microcefalia, distúrbios no cérebro provocados pelo Zika vírus. Esses são alguns dos transtornos do desenvolvimento neurológico e mental que acometem recém-nascidos e crianças. Como a medicina tem tratado casos assim? O que as pesquisas em laboratório têm revelado? Quais são os novos diagnósticos e tratamentos?

Para responder a esses e outros questionamentos, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a Academia Nacional de Medicina (ANM) e a Academia de Ciências Médicas do Reino Unido, promoveu o workshop “Early Intervention and Diagnosis in Paediatric Neurodevelopment Defects”. O encontro aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro, na sede da ANM.

O primeiro dia (29) e a manhã do segundo dia de evento (30) foram fechados ao público, mas foi possível acompanhar as apresentações ao vivo pela internet. Na tarde de quinta-feira (30), a partir das 13h15, as atividades foram abertas a todos os interessados mediante inscrição prévia.

O evento discutiu estratégias para tratamentos precoces e propôs ações para os desafios à pesquisa em saúde pediátrica. No workshop, foram apresentadas análises de especialistas brasileiros, do Reino Unido e dos Estados Unidos. Eles apontaram para lacunas nos estudos da área e prioridades que devem ser dadas por meio de pesquisas transnacionais.

Entre os nomes confirmados, estavam a professora titular da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Maria Elisabeth Lopes Moreira, o professor de Medicina Neonatal do Kings College London David Edwards; co-fundadora e diretora científica da Unidade de Conectividade Cerebral do Instituto DOr de Pesquisa e Ensino, Fernanda Tovar Moll; pesquisadora sênior do Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia Iscia Lopes-Cendes; o diretor médico do Instituto Estadual do Cérebro (IEC) o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho; a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade; e a diretora do departamento de Ações Programáticas e Estratégicas da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare Franco Netto.

Ao final do encontro, os participantes iniciaram a elaboração de um relatório contendo recomendações sobre diagnósticos e tratamentos precoces de transtornos neurológicos que acometem crianças no Brasil.

 

Programa

Perfil dos Palestrantes

Livreto

Relatório do Workshop (em inglês)

A abertura foi conduzida peloAcadêmico Marcello Barcinski, membro da ABC e da ANM; pela diretora da ABC Lucia Previato e pelo co-coordenador do evento David Edwards, da Universidade Kings London, onde lidera o Departamento de Imagem Perinatal e Saúde e dirige o Centro para Desenvolvimento do Cérebro.