pt_BR

Alberto Rodolfo Kornblihtt

Doutor em Química Pela Universidade de Buenos Aires (UBA), na Argentina, com pós-doutorado na Universidade de Oxford, no Reino Unido. Atualmente ele é Professor Emérito da (UBA). Desenvolve pesquisas que faz contribuições fundamentais para a biologia molecular ao descobrir novos mecanismos para regular o “splicing” alternativo do ARN mensageiro em células animais e humanas, e em plantas. Esse processo permite que cada gene codifique mais de uma proteína.

Marcelo Knobel

Graduação em Fisica (1989) pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, doutorado em Física (1992) também pela UNICAMP. Pós-Doutorado (1994) pelo Instituto de Magnetismo Aplicado, IMA, Espanha e pelo Istituto Elettrotecnico Nazionale Galileo Ferraris, IENGF, Itália.
 
Professor titular do Departamento de Física da Matéria Condensada do Instituto de Física Gleb Wataghin da UNICAMP, atuando na investigação experimental de materiais magnéticos nanoestruturados. Dedica-se também à divulgação da ciência e da tecnologia e à Educação Superior. Em sua principal área de atuação, Knobel vem atuando em sistemas magnéticos nanoscópicos, investigando principalmente as interações dipolares em nanosistemas magnéticos, utilizando diversas técnicas experimentais, modelos teóricos e simulações computacionais. Esses sistemas, além do interesse em pesquisa básica, possuem diversas aplicações possíveis, principalmente em sistemas de gravação magnética e nanomedicina.
 
Em 2021 foi nomeado Professor Honorário Distinto da Faculdade de Engenharia da Universidade de Cardiff, País de Gales. Em 2021 também foi reconhecido com Mérito Educacional Professor Darcy Ribeiro da Câmera Municipal de Campinas.

Emiliano Horacio Medei

Graduação em Medicina (2001) pela Universidad de Buenos Aires e doutorado em Ciências Biológicas (2007) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou Pós-Doutorado (2006) pela Universidade of Rochester, nos Estados Unidos, pela UFRJ (2009) e pelo Instituto de Pesquisa Médica Maçônica (2011) também nos EUA.

Professor Associado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ de fisiologia e biofísica de sistemas. Suas pesquisas incluem a área de Medicina, com ênfase em fisiologia e biofísica, atuando principalmente nos seguintes temas: eletrofisiologia, doença de Chagas, fisiologia e Imunologia. 

Em 2018 teve a Melhor Tese de 2017 na área de Fisiologia pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, IBCCF – CAPES.  Em 2012 recebeu Menção Honrosa de “Melhor apresentação oral” da Associação Brasileira de Terapia Celular e Células Tronco.

Martín Pablo Cammarota

Graduação em Ciências Biológicas (1993) e doutorado em Ciências Médicas (1999) pela Universidade de Buenos Aires, na Argentina. Pós-doutorado (2002) pela Universidade de Newcastle, na Austrália.

É Professor Titular de Psicofarmacologia no Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde coordena o Memory Research Laboratory. Suas pesquisas incluem assuntos como neuroquímica, neurofisiologia e neurofarmacologia com ênfase no estudo dos processos decorrentes da formação e evocação de memórias.

Em 2021 foi capa da revista Learning & Memory (01/2021).

Luis Ángel Caffarelli

Bacharel (1969) e doutor (1972) pela Universidad de Buenos Aires. Trabalha em análise não linear, principalmente em equações diferenciais parciais não lineares decorrentes de geometria e mecânica.

É membro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos e da Academia Americana de Artes e Ciências, além de pesquisador honorário do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). É vencedor do Bôcher Memorial Prize (American Mathematical Society, 1984), da Guggenheim Fellowship (1984), do The Wolf Prize in Mathematics (2012) e da Solomon Lefschetz Medal (Mathematical Congress of the Americas, 2013).

Roberto Manuel Torresi

Bacharel em físico química (1980) e doutor em ciências químicas (1986) pela Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina. Na França, realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade Pierre et Marie Curie, entre 1988 e 1990, e obteve a Livre-docência na Universidade de São Paulo (USP), no ano de 1997. Tem experiência na área de Química, com ênfase em eletroquímica, atuando principalmente em: líquidos iônicos a temperatura ambiente, microbalança a cristal de quartzo, eletrodos modificados com materiais inorgânicos, orgânicos ou híbridos, baterias de íon-lítio e eletro-intercalação. Em 2008, recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Pablo Javier Blanco

Engenheiro, Universidade Nacional de Mar Del Plata – UNMDP, Argentina (2003), doutor em Modelagem Computacional, LNCC/MCTI (2008). Pesquisador nível associado padrão II do LNCC/MCTI. Prêmios: medalha de ouro aos melhores formados das universidades nacionais da Argentina, Academia Nacional de Ingeniería (2003); Bolsa Nota 10, FAPERJ
(2007); Prêmio Odelar Leite Linhares – Melhor Tese de Doutorado, SBMAC (2008); Menção Honrosa Prêmio CAPES de Teses de Doutorado 2008 – Área Interdisciplinar, CAPES, (2010). Distinções: bolsa JCNE, FAPERJ (2010 e 2013); bolsista nível 2, CNPq (2011). Faz pesquisas na área da modelagem do sistema cardiovascular humano. Formulou um marco teórico e numérico unificado para o acoplamento de modelos dimensionalmente heterogêneos e é responsável pelo desenvolvimento do modelo anatômico do sistema arterial humano mais detalhado existente na atualidade. Orientou 4 teses de doutorado e 5 dissertações de mestrado. Publicou 29 artigos de pesquisa em revistas de renome internacionais, como Comp. Meth. Appl. Mech. Eng., Int. J. Num. Meth. Biomed. Eng., SIAM Multi. Model. Sim., J. Biomech., entre outras.

Francisco José Barrantes

Diretor do Laboratório de Neurobiologia Molecular do Instituto de Pesquisa Biomédica, Faculdade de Medicina, Pontifícia Universidade Católica da Argentina; “Investigador Superior” – categoria de pesquisa de classificação mais alta no Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET) da Argentina (1994 até hoje).

teste