Neste mês de julho comemorou-se o centenário do cientista brasileiro Cesar Lattes. O eterno membro da Academia Brasileira de Ciências, cujo nome é homenageado na Plataforma Lattes, desempenhou um importante papel no progresso científico e especificamente na valorização da ciência brasileira.

Nascido em Curitiba, Lattes foi o pesquisador brasileiro que mais chegou perto de ganhar um prêmio Nobel – recebeu 7 indicações. Como homenagem, a Sociedade Brasileira de Química criou uma edição especial de seu Boletim, com dois relatos inéditos do também Acadêmico Fernando Galembeck, que conviveu com o Cesar Lattes: um dos textos discorre sobre suas contribuições científicas na visão de um químico; e outro texto traz curiosidades e mostra outras facetas intrigantes do cientista.

Outro relato curioso vem do professor Alfredo Ricardo Marques de Oliveira (UFPR), que curiosamente acaba complementando o texto escrito por Galembeck. Além disso, o boletim conta com uma curadoria de textos sobre o Cesar Lattes, um relato sobre a descoberta de uma obra de arte esquecida feita em homenagem a Lattes pelo grande escultor curitibano João Turin, narrado pelos professores Ildeu de Castro Moreira (UFRJ) e Rodrigo Reis (UFPR). Ao fim, uma arte criada pela artista Yaku (@y4kugh0st), inspirada em Cesar Lattes.

Confira!