pt_BR

Karen Barbara Strier

Doutora em Antropologia Biológica pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Atualmente ela é Professora Titular na Universidade de Wisconsin-Madison, nos EUA. Desenvolve pesquisas sobre a evolução e ecologia do comportamento, os efeitos ecológicos e demográficos no comportamento dos primatas, e na interação entre pesquisa e conservação. 

Hernan Makse

Doutor em física pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos, com pós-doutorado em física no Laboratório Schlumberger-Doll Research, também nos EUA. É professor de física no Instituto Levich, em Nova York. Destaca-se por suas contribuições pioneiras em redes complexas e sistemas desordenados em uma variedade de temas interdisciplinares, desde sistemas biológicos a sociais, mesclando física estatística, teoria dos grafos e inteligência artificial. Suas contribuições se dão acerca da natureza fractal e do grupo de renormalização aplicados a redes complexas, identificação de influenciadores em redes e simetrias em redes biológicas, além da descoberta do diagrama de fases para materiais “jammed”. É Distinguished Professor of Physics da City University of New York e foi eleito Fellow of the American Physical Society em 2021.

Thomas Eugene Lovejoy

Graduação (1959) pela Millbrook School em Millbrook, Nova Iorque, Estados Unidos. Mestrado (1964) e doutorado (1971) em Biologia pela Yale University, Estados Unidos.

É considerado um dos principais líderes do movimento ambientalista e o “pai da biodiversidade”, termo que ele cunhou (originalmente como “diversidade biológica”), é um pioneiro na biologia da conservação, elucidou o conceito de Tamanho Mínimo Crítico para os ecossistemas e foi uma figura importante para chamar a atenção internacional para os problemas ambientais da Amazônia. Também ganhou notoriedade na década de 1970 com suas previsões sobre uma possível extinção em massa decorrente da destruição ambiental. Tem grande bibliografia publicada e recebeu vários prêmios, destacando-se o Prêmio Tyler de Conquista Ambiental 2001, o Prêmio Fundação BBVA Fronteiras do Conhecimento 2009, o Prêmio Planeta Azul 2012 e o Prêmio Muriqui 2013. A espécie Polycyrtus lovejoyi foi batizada em sua homenagem.

Claudia Lee Williams Fonseca

Graduação em Letras pela University of Kansas (1967), mestrado em Estudos Orientais também pela University of Kansas (1969), doutorado em Sociologia – Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1981) e doutorado em Ethnologie – Université de Nanterre (1993).

Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: grupos populares, familia, antropologia, adoção e genero, antropologia do direito, antropologia das ciências.

Em 2020 recebeu o Prêmio Excelencia Acadêmica em Antropologia da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). Em 2010 foi agraciada com a Medalha Roquete Pinto da Associação Brasileira de Antropologia.
 
 

John G. Hildebrand

John G. Hildebrand é biólogo, formado pela Universidade de Harvard, em Cambridge, MA (1964) e obteve o título de PhD em bioquímica (1969) pela Universidade Rockefeller, em Nova Iorque, NY. A pesqusia do Prof. Hildebrand combina abordagens anatômicas, comportamentais, moleculares e neurofisiológicas em estudos multidisciplinares de problemas da organização funcional, fisiologia, papesis comportamentais e desenvolvimento pós-embrionário do sitema olfativo em insetos; ecologia sensorial e química das interações inseto-hospedeiro em plantas; neuroetologia sensorial da alimentação, acasalamento e oviposição; e a neurobiologia e comportamento de insetos vetores de doenças.

Recebeu diversos prêmios: Wigglesworth Memorial Award, Royal Entomological Society, London (2016); Fellow, International Society for Neuroethology (2012); Honorary Fellow, Royal Entomological Society of London (2012); Max Mozell Award for Outstanding Achievement in the Chemical Senses, Association for Chemoreception Sciences (2012); First Hector Maldonado Memorial Lecturer, Argentinian Society for Neuroscience (2011); Siemens Stiftung Lecturer, Munich, Germany (2011); Fellow, Entomological Society of America (2008); Einstein Professorship, Chinese Academy of Sciences, P.R. China (2008); Outstanding Service Award for Contributions to the Biological Sciences, American Institute of Biological Sciences (2006); Silver Medal, International Society of Chemical Ecology (2006); Cajal Lecturer, Cajal Institute, Madrid, Spain (2004); Humboldt Forschungspreis, Alexander von Humboldt-Stiftung, Germany (1997); International Flavors & Fragrances Award for Innovative Research in the Chemoreception Sciences (1997); Founders Memorial Award, Entomological Society of America (1997); King Solomon Lecturer, Hebrew University, Jerusalem (1995); Jan de Wilde Memorial Lecturer, University of Wageningen, Netherlands (1992); Max Planck Research Award, Max-Planck-Gesellschaft & A. von Humboldt-Stiftung, Germany (1990); R.H. Wright Award in Olfactory Research (1990); Spencer Memorial Lecturer, University of British Columbia (1990); Elected Fellow, American Association for the Advancement of Science – AAAS (1986).

Michael Tran Clegg

Graduado em genética agrícola (1969) e doutor em genética (1972) pela University of California em Davis, nos Estados Unidos.

Sua pesquisa em genética evolutiva combina análises estatísticas com técnicas moleculares modernas. As principais realizações incluem a caracterização da dinâmica de desequilíbrio de ligação em populações de plantas e animais, mostrando que o gene do cloroplasto vegetal evolui lentamente, sendo pioneiro no uso de dados de seqüência de DNA em inferência filogenética de plantas e usando dados moleculares no estudo da domesticação da cultura.

Ele é membro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, da Academia Americana de Artes e Ciências e da Sociedade Filosófica Americana. Recebeu a bolsa Guggenheim, o prêmio Darwin da Universidade de Edimburgo e o prêmio de distinção da University of California em Davis, Faculdade de Ciências Agrárias e Ambientais.

David P. Landau

Bacharel em Física pela Universidade de Princeton (1963), e Ph.D. em Física pela Universidade de Yale (1967). Atualmente tem o título de Distinguished Research Professor na Universidade de Zhejiang, na China, e na Universidade da Geórgia, nos EUA, onde também é Diretor Fundador do Centro para Física Simulacional. Além disso, ele é Professor Visitante na Escola de Excelência de Graduados de Ciências Materiais, em Mainz, Alemanha, e Professor Adjunto da Universidade Aalto, na Finlândia.

Harold Rosenberg

O professor Harold Rosenberg, da Universidade de Paris VII, é um cientista que possui contribuições fundamentais à sua área de pesquisas, e uma profunda vinculação com a ciência brasileira. Harold Rosenberg é um matemático americano, radicado na França, que trabalha atualmente na área de superfícies mínimas e de curvatura média constante. Algumas de suas contribuições fundamentais incluem um estudo detalhado da topologia e geometria das superfícies mínimas duplamente periódicas, o estabelecimento do princípio do máximo no infinito para superfícies mínimas, e, finalmente, o extraordinário resultado que o helicóide é, além de plano, a única superfície mínima simplesmente convexa e propriamente mergulhada. Segundo o destacado geômetra R. Schoen: “Rosenberg é hoje provavelmente a figura mais importante na teoria geométrica das superfícies mínimas.” De uns vinte anos para cá, Harold Rosenberg vem visitando regularmente o Brasil. Cinco matemáticos brasileiros obtiveram o doutorado na França sob sua orientação. As suas vindas ao Brasil tornaram-se cada vez mais freqüentes e, atualmente, ele visita o nosso país pelo menos duas vezes por ano, dando cursos, participando de seminários, realizando trabalhos de pesquisas com matemáticos brasileiros e colaborando na organização de reuniões de geometria no Brasil. A sua influência no Brasil é tão ampla que, recentemente, por ocasião dos seus 60 anos, foi organizada na França uma reunião comemorativa que se chamou Seminário Franco-Brasileiro de Geometria, Folheações e Sistemas Dinâmicos. A presença brasileira na reunião foi marcante.

teste