Academia Mundial de Ciências elege 35 novos membros, dentre os quais quatro brasileiras

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Pela primeira vez na história da Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês), 46% dos 35 novos membros eleitos são mulheres e 10 são de países do sul, sub-representados na TWAS (Colômbia, Burundi, Congo, Madagascar, Mali, Peru, Ruanda, Sri Lanka e Uruguai).

A partir de 1º de janeiro de 2021, quando começa o mandato, a TWAS terá 1302 membros. Para ser eleito, o pesquisador tem que ser membro da Academia do seu país.  A formalização da eleição ocorrerá na próxima Reunião Geral da TWAS, como de costume.

O Brasil elegeu quatro pesquisadoras, atrás em número apenas da China, que elegeu sete cientistas.

 

Concepta McManus, Mara Helena Hutz, Heloisa Beraldo e Cláudia Bauzer Medeiros

Na área de ciências da agricultura, foi eleita a professora titular da Universidade de Brasília (UnB) Concepta McManus.

Na área de biologia estrutural molecular e celular foi eleita Mara Helena Hutz, professora titular de genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A professora titular de química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Heloisa Beraldo foi eleita na área de ciências químicas.

Já a área de ciências da engenharia elegeu Claudia Maria Bauzer Medeiros, professora titular de ciência da Computação da Universidade de Campinas (Unicamp).

Saiba mais sobre as brasileiras eleitas e sobre os outros cientistas contemplados no site da TWAS.

(Ascom ABC)