A Academia Brasileira de Ciências (ABC) assinou um memorando de entendimento com a Academia Nacional de Ciência e Tecnologia do Senegal (ANSTS) para a realização de eventos e projetos conjuntos. O acordo foi firmado em encontro entre a presidente da ABC, Helena Bonciani Nader, e o presidente da ANSTS, Mactar Touré, em reunião durante a 17ª Conferência Geral da Academia Mundial de Ciências (TWAS), realizada entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro.
Para Nader, a aproximação entre a ciência brasileira e os países africanos deve ser celebrada. “O Brasil fez um movimento de aproximação nos dois primeiros governos Lula mas, infelizmente, a ciência não acompanhou, devemos nos arrepender disso.”
Touré defende que o acordo seja um ponto de partida para estreitar relações entre África e América Latina. “Nossos continentes têm muita similaridade e precisamos criar um modelo de colaboração. Também temos coisas diferentes a ensinar e aprender uns com os outros. A comunidade científica senegalesa e de todo o oeste africano esperam por isso.”
Para celebrar a importância do acordo, participaram da reunião, de forma virtual, as embaixadoras do Brasil no Senegal, Daniella Xavier Cesar, e do Senegal no Brasil, Marie Gnama Bassene.
Ambas as embaixadoras lembraram que o Brasil já recebe cientistas senegaleses desde a década de 60, através dos programas PEC-G e PEC-PG, parcerias entre o MEC e o Itamaraty que visam trazer estudantes estrangeiros para o Brasil. “Essas iniciativas pioneiras contribuíram para formar um capital humano precioso para Senegal e para a África, consolidando os laços de confiança e fraternidade que unem nossos dois países”, afirmou Bassene.
Para Xavier Cesar, “a assinatura deste acordo não é apenas um ato institucional. Ela encarna uma convicção profunda: a de que a ciência e a tecnologia são bens universais, capazes de abrir caminhos de prosperidade e dignidade para nossas sociedades”.
Os representantes de Senegal propuseram uma reunião conjunta em 2026, a ser sediada em Dakar, reunindo cientistas de ambos os países, mas também de outras partes dos continentes. Já os representantes brasileiros aproveitaram a ocasião para convidar representantes da ANSTS a participarem do evento “Um Chamado Científico para a COP30: Academias de Ciências Unidas pela Ação Climática”, que será realizado pela ABC entre os dias 20 e 22 de outubro, em Manaus. O evento será uma reunião satélite da COP30, realizada em novembro, em Belém, e deverá lançar uma declaração que será levada à Conferência das Partes.