Resultado da seleção de grupos para receber o Jacob Palis será no dia 19 próximo

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

A Comissão Fulbright e a Academia Brasileira de Ciências convidam para a apresentação pública do resultado do edital “Fulbright- ABC: Jacob Palis Award”, que será divulgado presencialmente no auditório da ABC, no dia 19 de setembro, às 11h, com transmissão pela internet.

O Prêmio Jacob Palis foi instituído para homenagear o legado do matemático e ex-presidente da ABC, visando fomentar a colaboração binacional entre jovens pesquisadores promissores do Brasil e dos Estados Unidos. O prêmio apoia visitas de intercâmbio de curta duração, pesquisas conjuntas e a criação de redes sustentáveis Brasil-EUA em ciência e tecnologia.

Ex-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e professor do IMPA, Jacob Palis foi bolsista Fulbright na UC Berkeley em 1964. Figura de destaque na comunidade científica internacional, seu trabalho em sistemas dinâmicos influenciou a pesquisa por décadas. Foi o primeiro brasileiro a receber o prestigioso Prêmio Balzan. Em sua primeira gestão, criou na ABC a categoria de Membros Afiliados para jovens cientistas até 40 anos, que ficam afiliados à ABC por cinco anos. Por isso, estes foram os escolhidos com público-alvo para a premiação.

O Prêmio

Os membros afiliados ativos da ABC foram convidados a submeter propostas em colaboração com jovens pesquisadores em início de carreira sediados em instituições de ensino superior ou de pesquisa nos Estados Unidos, com o objetivo de:

– Promover a colaboração e o intercâmbio científico internacional.
– Estimular pesquisas transdisciplinares e de alto impacto.
– Viabilizar a capacitação e a transferência de conhecimento entre instituições.
– Criar parcerias de pesquisa de longo prazo e vínculos institucionais.

Até US$ 700.000 serão destinados a dez projetos selecionados, cada um recebendo até US$ 70.000 por dois anos. Os custos elegíveis incluem: viagem internacional (passagem aérea em classe econômica); auxílio de curta duração (diária, de no mínimo 14 e no máximo 28 dias); seguro-saúde; e outras despesas relacionadas à pesquisa (por exemplo, materiais de consumo, comunicação e materiais de divulgação).

O candidato deve ser membro afiliado ativo da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O(s) colaborador(es) dos EUA deve(m): ser cidadão(s) norte-americano(s) vinculado(s) a instituição de ensino superior ou de pesquisa nos Estados Unidos, incluindo aqueles em posição independente; a preferência será dada a cidadãos norte-americanos sem cidadania brasileira cumulativa; possuir título de doutorado ou equivalente; publicar ativamente em periódicos revisados por pares; e estar comprometido(s) com a colaboração e os intercâmbios de curta duração.

Sobre a Comissão Fulbright Brasil

A Fulbright é um programa de intercâmbio educacional e cultural, criado pelo governo dos Estados Unidos, e tem como objetivo promover o entendimento mútuo entre Brasil e Estados Unidos. A Comissão Fulbright Brasil já levou milhares de brasileiros para estudar nos EUA e vice-versa.

(Site Fullbright/GCOM ABC)