Helena Nader eleita para Conselho Diretivo da IAP

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

A renovação do Conselho Diretivo de seis membros – o mais alto órgão decisório da IAP –, juntamente com atualizações em outras funções de liderança e uma ampliação da rede global de membros, marca um novo capítulo para essa rede internacional de academias.

Em preparação para a próxima Conferência Trienal e Assembleia Geral do IAP, que será realizada no Cairo, Egito, de 8 a 11 de dezembro de 2025, a IAP conduziu eleições online, conforme previsto em seu Estatuto. Os resultados, divulgados em 7 de agosto, marcam um novo capítulo no compromisso contínuo da IAP com uma liderança científica inclusiva e representativa globalmente.

Os membros eleitos para o Conselho Diretivo são:

  • Stephanie Burton (África do Sul) – reeleita para um segundo mandato
  • Marileen Dogterom (Países Baixos)
  • Peggy Hamburg (EUA) – reeleita para um segundo mandato
  • Helena Bonciani Nader (Brasil)
  • Gianfranco Pacchioni (Itália) – reeleito para um segundo mandato
  • Carmencita Padilla (Filipinas)

 

De acordo com o Estatuto da IAP, o Conselho inclui três membros de países de alta renda e três de países de baixa e média renda. O Conselho conta com o apoio de um Comitê Consultivo e três Comitês de Programas e Desenvolvimento, assegurando uma estrutura de governança sólida e representativa.

Um dos três comitês de Programas e Desenvolvimento é o Comitê de Consultoria em Políticas Públicas, para o qual também foi eleito um brasileiro, o Acadêmico Antonio Egídio Nardi.

Conforme o Estatuto da IAP, esses membros eleitos se juntarão ao Comitê Consultivo, assim como com representantes das quatro redes regionais da IAP – Associação de Academias e Sociedades de Ciências na Ásia (AASSA), Conselho Consultivo de Ciências das Academias Europeias (EASAC), Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS) e Rede de Academias de Ciências da África (NASAC).

Representantes das academias dos países anfitriões, ou seja, a Accademia Nazionale dei Lincei e a Academia Mundial de Ciências para o avanço da ciência nos países em desenvolvimento (TWAS), na Itália, e a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos também ocupam assentos ex officio no Comitê Consultivo.

Juntos, esses 12 membros fornecerão orientação estratégica ao Conselho do IAP e garantirão que as perspectivas regionais e institucionais estejam bem representadas nas atividades e programas do IAP.

Saiba mais no site da IAP!

(Tradução do site da IAP)