
O Ministério de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação da França nomeou a presidente da Capes, [a Acadêmica] Denise Pires de Carvalho, como conselheira científica do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD, sigla em francês).
O IRD é uma instituição pública de pesquisa que realiza parcerias com países do Sul global, como o Brasil, e tem entre seus objetivos os cumprimentos dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). A França, aliás, é o país com o qual a Capes mantém algumas de suas parcerias mais duradouras e é hoje a nação com mais bolsistas da Coordenação, à exceção do próprio Brasil.
Esse conselho orienta a politica cientifica do IRD e participa na elaboração e coordenação da estratégia cientifica do mesmo. A cooperacao Brasil-França se fortaleceu a partir de 2023, com a retomada de programas estratégicos para os dois países.
Para a ABC, Denise relatou que “os 30 membros do comitê científico do IRD, dos quais 15 eleitos pelo corpo de pesquisadores do Institut de Recherche pour le Développement (IRD) e 15 nomeados representando a diversidade da pesquisa internacional me elegeram por unanimidade hoje para presidir o conselho cientifico do IRD por quatro anos”. Neste mandato, há duas brasileiras nomeadas, dado que a professora Flavia Lucena Fredou, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), atual diretora-cientifica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), também assumiu um assento no conselho cientifico. “Isso engrandece a ciencia nacional”, disse a Acadêmica.