O Acadêmico Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro nos deixou, aos 76 anos, nesta segunda-feira, 8 de abril. Sua carreira e suas contribuições científicas são facilmente buscadas e localizadas na internet. O que não está em seu currículo é a grandeza de caráter desse pesquisador singular, sempre à frente de seus tempos, com uma visão nacionalista para a ciência brasileira, pela qual sempre lutou, com uma plêiade de amigos e colaboradores de diferentes idades e regiões do nosso país.

A Diretoria da Academia Brasileira de Ciências se despede de você querido amigo, com esse texto de Mario Quintana, “O confidente sumido”:

“Quando um amigo morre, uma coisa não lhe perdoamos: como nos deixou assim sem mais nem menos, assim no ar, em meio de algo que lhe queríamos dizer ou — pior ainda — em meio do silêncio a dois no bar costumeiro? Que outros hábitos, que outras relações terá ele arranjado? Que novas aventuras ou desventuras de que não nos conta nada?

A nós, que sempre fomos tão bons confidentes…

Que poderemos fazer?”

Helena Nader, em nome da Diretoria da ABC


O velório será às 10h do dia 11 de abril, 5a feira, no cemitério São João Batista.

 


A Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde o Acadêmico desenvolveu sua carreira, publicou um obituário, intitulado “Adeus a Eliezer Barreiro“. Leia aqui


Assista o vídeo realizado pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) na ocasião dos 70 anos do Prof. Eliezer Barreiro.