*adaptado de Impa.

Nesta quarta-feira, 3 de abril, começam as aulas no IMPA Tech, primeiro curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Com quatro anos de duração, o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação começa com um ciclo básico de um ano e meio. Em seguida, os alunos escolhem entre quatro ênfases: Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Física.

A graduação conta com alunos de diferentes estados do Brasil. Para atrair os estudantes, o IMPA Tech oferece alojamento estudantil para os maiores de 18 anos, graças à parceria com a Prefeitura do Rio, auxílio alimentação de R$ 1.290, além de uma bolsa de R$ 500.

O processo seletivo dos alunos considerou o desempenho em cinco olimpíadas do conhecimento, como a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), a maior do Brasil com mais de 18 milhões de participantes, e a nota de matemática do Enem, além de entrevistas virtuais.

Localizado no Porto Maravalley, hub de inovação do Rio de Janeiro, os alunos estudarão em um ambiente cercado de startups e empresas de tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento de novas tecnologias. Segundo o diretor-geral do IMPA e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Marcelo Viana, “não é uma graduação qualquer”.

“Inserida neste espaço de inovação, vai formar jovens em alto nível para a atuação prática na resolução dos problemas do Brasil, suas empresas e suas autoridades. Para mudar o mundo por meio da matemática! Vamos oferecer a expertise do IMPA e de seus professores, e o apoio à subsistência e à moradia, para que realize seus estudos nas melhores condições. E vamos apoiar os egressos em sua inserção profissional, tanto no mercado de trabalho quanto na pós-graduação.”

Estiveram presentes na inauguração, no dia 2 de abril, o presidente da República, os ministros de Estado da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação e o prefeito da cidade do Rio de Janeiro.

O Acadêmico Marcelo Viana, diretor do Impa, na inauguração do IMPA Tech (Foto: Palácio do Planalto)