Leia a matéria da revista Pesquisa Fapesp:

Laura de Mello e Souza

Com influente produção acadêmica a respeito sobretudo do Brasil Colônia, a historiadora paulista Laura de Mello e Souza acaba de ser contemplada com o Prêmio Internacional de História, concedido pelo Comitê Internacional de Ciências Históricas (Cish, na sigla em francês). A premiação leva em conta a qualidade da obra, a contribuição para o avanço da pesquisa histórica, além da atuação na área do ensino e formação de quadros. “Do ponto de vista pessoal, além da surpresa, o prêmio é uma grande honra. Mas gostaria de frisar a importância dele para a comunidade de historiadores brasileiros, que é numerosa e competente, e tem sua visibilidade reforçada por um fato como esse”, declarou Mello e Souza a Pesquisa FAPESP.

Entre 2014 e 2022, a historiadora foi professora da cátedra de História do Brasil na Universidade Sorbonne, em Paris. Ao longo da carreira, também passou como professora visitante, por exemplo, pela Universidade do Texas (EUA), Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e Universidade Nacional do México. Porém sua trajetória se desenvolveu fundamentalmente na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Na instituição paulista, onde ingressou como aluna na década de 1970, cursou graduação e pós-graduação. Em 1983, se tornou docente e, entre outras funções, foi chefe do Departamento de História (1999-2001) e vice-coordenadora do Programa de História Social (2002-2004), tendo se aposentado em 2014.

O Prêmio Internacional de História foi criado em 2015 e desde então agraciou três historiadores: o francês Serge Gruzinski, da École des Hautes Études em Sciences Sociales e do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), em 2015; o húngaro Gábor Klaniczay, da Central European University, de Budapeste, em 2016; e o indiano Sanjay Subrahmanyam, da Universidade da Califórnia (EUA) e do Collège de France, em 2022. “Agora, pela primeira vez, o prêmio veio para uma mulher e para a América Latina”, comemora a historiadora Rita de Cássia Marques, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atual vice-presidente da Associação Nacional de História (Anpuh).

(…)

Leia a matéria completa na revista Pesquisa Fapesp.