A Câmara Brasileira do Livro (CBL), responsável pelo Prêmio Jabuti, maior prêmio literário do país, oficializou no dia 30 de janeiro uma nova categoria voltada para publicações acadêmicas. A curadoria do Prêmio Jabuti Acadêmico é liderada pelo membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Marcelo Knobel, a ABC é apoiadora institucional da iniciativa e auxiliou na formação do conselho curador, onde é representada pela Acadêmica Maria Paula Schneider.

Em coletiva de imprensa na sede da CBL, em São Paulo, Knobel apresentou todos os detalhes da nova premiação, que será dividida em 27 temáticas, englobando as diferentes áreas do conhecimento. Os vencedores em cada tema serão definidos com base nos critérios de relevância, qualidade, inovação e potencial de impacto. Prêmios especiais em divulgação científica e ilustração científica também foram anunciados.

As inscrições para o Prêmio Jabuti Acadêmico vão até 19 de março e podem concorrer livros cuja primeira edição foi publicada em 2023. A divulgação dos finalistas está prevista para junho e a premiação para agosto.

Homenagens

Outra novidade são homenagens que o prêmio fará com base em consultas populares. São duas categorias: Personalidade Acadêmica do Ano, para que o público escolha pensadores que se destacaram no ano que passou; e Livro Acadêmico Clássico, cujo recorte temporal é maior, permitindo aos cientistas recordarem e reconhecerem publicações que marcaram suas carreiras. As votações para ambas as categorias vão até 28 de fevereiro.

Para se inscrever, votar ou obter mais informações, acesse o portal do Prêmio Jabuti Acadêmico.

Confira todos os eixos do novo prêmio: