A Diretoria da ABC faz suas as palavras da Presidência da Fiocruz, que informou, com profundo pesar, o falecimento do pesquisador e ex-vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas, Acadêmico Rodrigo Corrêa-Oliveira, em 27 de outubro. 

Nascido em Belo Horizonte em 1956, Rodrigo Corrêa graduou-se em Biologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), concluindo o mestrado em Bioquímica e Imunologia pela mesma universidade e o doutorado em Imunologia pela Universidade de Johns Hopkins University (1985).

Em 1986, ingressou por concurso público no Instituto René Rachou (IRR/Fiocruz Minas), tendo sido pesquisador titular e chefe do laboratório de Imunologia Celular e Molecular. Ao longo de sua trajetória científica, teve especial contribuição em estudos voltados para doença de Chagas, esquistossomose e leishmaniose. Vinha se dedicando ao desenvolvimento de novas vacinas contra a esquistossomose, ancilostomose e para a leishmaniose canina.

Como reconhecimento de suas atividades científicas, o pesquisador participava de comitês assessores da Organização Mundial da Saúde e recebeu diversos títulos e honrarias ao longo da carreira, como Honra ao Mérito da Saúde do Estado de Minas Gerais, Medalha Carlos Chagas, Medalha da Sociedade Latino Americana de Patologia dentre outros. Foi membro titular da Academia Brasileira de Ciências, membro titular (Fellow) da The World Academy of Sciences for the Advancement of Science in Developing Countries (TWAS), International Fellow da American Society of Tropical Medicine and Hygiene (FASTMH), professor voluntário da Escola de Enfermagem da UFMG, professor visitante da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Federal de Ouro Preto, e professor adjunto da George Washington University School of Medicine and Health Sciences/USA. Em 1996, foi nomeado Membro da Câmara de Ciências Biológicas da Fapmig e, em 1998, membro do Corpo de Assessores do CNPq na área de Imunologia.

No campo da gestão da Fiocruz, Rodrigo Corrêa foi diretor da Fiocruz Minas de 2009 a 2012 e vice-presidente de 2017 a 2023. Atualmente, ocupava o cargo de assessor especial da Presidência, dedicando-se à parceria da Fundação com instituições chinesas.

Rodrigo Corrêa-Oliveira deixa a esposa Andréa de Carvalho Gazzinelli e duas filhas, Ana Carolina Gazzinelli de Oliveira e Juliana Gazzinelli de Oliveira. Informações sobre o velório serão divulgadas assim que possível.