Confira a coluna do Acadêmico e diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, sobre os cinco anos do trágico incêndio que destruiu o museu:
Em todo aniversário ou passagem de datas de eventos que nos marcaram ou que tenham significado especial, temos uma tendência de realizar uma reflexão sobre o que tem ocorrido ao longo dos anos. A passagem de mais um ano do que pode ser considerada a maior tragédia no campo científico e cultural do país — o incêndio do Paço de São Cristóvão – Museu Nacional/UFRJ, não seria diferente. Ainda mais quando estamos falando de cinco anos…
Muito aconteceu e essa data não tem passado despercebida pela sociedade e pela imprensa. Foram diversas as matérias que já saíram e que ainda sairão no decorrer dos próximos dias. Algumas retratam com mais fidelidade o que procuramos passar, outras entram em aspectos um pouco distintos. De qualquer forma, sou pessoalmente muito grato pelo interesse. Afinal, o diretor não pode se furtar a dar esclarecimentos à sociedade…
Confesso que teria preferido uma coletiva de imprensa como sempre fizemos nessa data, mas os parceiros acharam por bem fazer diferente neste ano. A todos os profissionais da mídia que me procuraram, iniciei a mesma fala: a de agradecimento ao novo governo, em especial ao Ministério da Educação, pela sensibilidade para com o Museu. É muito bom ter pessoas sérias com o objetivo da atuar de forma conjunta para que este equipamento cultural possa novamente maravilhar os visitantes! Como já disse por diversas vezes, queremos ser um museu de história natural e antropologia inovador, sustentável e acessível, que promova a valorização do patrimônio científico e cultural e que, pelo olhar da ciência, convide à reflexão sobre o mundo que nos cerca, ao mesmo tempo que nos leve a sonhar… E tudo isso, sem perder essa importante vertente histórica da instituição que tanto enriquece o país.
Enquanto isso não acontece, estamos nos esforçando para trazer cultura e ciência em eventos na Quinta da Boa Vista, como neste domingo, 03 de setembro, das 10h às 17h30! Celebramos as conquistas destes 5 anos de reconstrução. Foram muitas! Espero que todos tenham aproveitado, pois foi feito com muito carinho!
O Museu Nacional VIVE!
Alexander W. A. Kellner
Diretor do Museu Nacional
Confira algumas repercussões na mídia:
Festival Museu Nacional Vive leva público à Quinta da Boa Vista – Agência Brasil, 03/09/2023
Evento marca cinco anos de reconstrução do espaço após incêndio.
Cinco anos após incêndio, Museu Nacional promove festival e confirma data de reabertura para 2026 – O Dia, 03/09/2023
‘Nosso objetivo é mostrar que o museu está vivo’, disse Alexander Kellner, diretor da instituição.
Museu Nacional anuncia reabertura para abril de 2026 – Bom Dia Rio, 04/09/2023
Evento marcou cinco anos do incêndio que atingiu o museu na Quinta da Boa Vista.