No dia 10 de agosto, o Movimento pela Equidade Sustentável em Saúde (SHEM, na sigla em inglês) promoveu sua Assembleia Geral anual. A Academia Brasileira de Ciências (ABC) teve papel de destaque na criação da iniciativa, em 2020, estando representada em seu Comitê Executivo pela Parceria InterAcademias (IAP). O SHEM tem o objetivo de estabelecer conexões entre a comunidade científica internacional e a sociedade, promovendo a equidade na saúde como um princípio moral que guie políticas públicas ao redor do mundo.

A IAP foi representada pelo seu coordenador Peter McGrath (Reino Unido), que destacou o seu apoio ao SHEM desde o início do movimento e as atividades que têm sido promovidas através da parceria. Ao final, foi redigida a declaração “Alcançando e mantendo resultados equitativos em saúde para todos, incluindo as gerações futuras”, onde o movimento reforça que a desigualdade global e a crise climática são incompatíveis com a equidade em saúde.

“Instamos os governos a incorporarem o direito à saúde em todas suas políticas e práticas – tanto internamente quanto em acordos internacionais e ações com impactos extraterritoriais – e a reduzirem suas emissões de carbono domésticas e no exterior, imediatamente”, finaliza a declaração.

Leia a declaração completa aqui.