O dia 25 de maio foi repleto de boas surpresas para a presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a equipe técnica que a acompanhou em visita ao membro institucional da ABC, o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).

Após a Aula Magna proferida pela presidente da ABC, Helena Nader, para os alunos e orientadores do Programa de Iniciação Científica (PIC) do ICTIM, a biomédica e a equipe que a acompanhou foram convidados a visitar alguns dos projetos do instituto. Os projetos integram a Estratégia Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá

Acompanhados do atual presidente da Finep e ex-diretor do ICTIM, Celso Pansera, e do assessor e consultor científico da Finep, o Acadêmico Wanderley de Souza, o grupo fez a primeira visita, à Incubadora de Inovação Social em Cultura, que aporta também o projeto da plataforma de streaming da Maricá Filmes. A produtora-escola está desenvolvendo esta plataforma junto com a Secretaria de Cultura, com o objetivo de produzir e compartilhar obras audiovisuais, capacitando os jovens do município interessados no setor, além de atrair produções para Maricá, que já foi palco de inúmeras gravações e filmagens. A vocação da região para locações se dá pela variedade que sua natureza e história oferecem: praias, montanhas, fazendas antigas, enfim, uma diversidade que barateia produções que requeiram tais cenários, pois em Maricá encontram todos em um só lugar.

No espaço da Maricá Filmes existem cursos de formação de profissionais de todas as áreas necessárias às produções audiovisuais. O equipamento é todo da melhor qualidade, garantindo um aprendizado de alto nível, de acordo com o mercado: os alunos – selecionados através de um sorteio, realizado com transmissão on-line – aprendem na prática as etapas de pré-produção até chegar ao estúdio e as etapas de pós-produção. 

A incubadora atingirá diretamente os agentes locais e atores culturais do município, propondo diferentes linhas de fomento entre cursos profissionalizantes, oportunidades para startups, networking e investimentos diretos na cadeia produtiva, com um plano de trabalho focado nos eixos de cinema, games, carnaval e cultura popular. Todo o projeto foi cuidadosamente desenvolvido para ser uma referência de iniciativas que prezam a sustentabilidade, a redução do lixo, a coleta seletiva e a educação ambiental.

Depois dessa visita, todos foram levados ao laboratório de alimentos orgânicos e funcionais do projeto Bem-Viver Alimentar, no Empório I Piatti, cuja responsável é restaurater Suzi Clementino, sua equipe de nutricionistas e o chef Zalmir, responsável pelos experimentos.  O objetivo do projeto é desenvolver produtos alimentícios sem glúten e sem lactose, com matérias-primas da região, de modo a fortalecer a agricultura familiar e fornecer alimentação de qualidade para as escolas municipais e para o Restaurante Popular. A equipe é formada por profissionais da região que foram qualificados para o projeto.

Massas feitas com farinha de taioba, abóbora e guando, acompanhadas de molho de tomates orgânicos; biscoitinhos de taioba e de guando; pão de aipim com pasta de alho com base de creme de inhame; bolo de cacau com farinha de batata-doce; salada de folhas orgânicas, plantadas na região, com vinagrete de banana da terra. Enfim, um cardápio sofisticado que surpreendeu pela riqueza de sabores inesperados e deliciosos.

Após o almoço, a última visita foi à Incubadora de Inovação Social em Robótica e Sustentabilidade. Este projeto se propõe a levar tecnologia padrão no mercado às pessoas e às comunidades, com foco em diminuir problemas locais através de soluções tecnológicas construídas por suas crianças, jovens e adultos de todas as as idades, inclusive os sêniores. Todos os cursos são gratuitos e com certificação. E o espaço oferece uma novidade: o primeiro curso do município em astronomia e astronáutica!

Os estudantes selecionados aprendem a construir objetos que projetam em impressoras 3D variadas, que utilizam materiais diversos como base. Desenvolvem também experimentos em realidade virtual.

A incubadora estimula a capacidade de desenvolver soluções criativas para os desafios do cotidiano, trabalhando o raciocínio lógico e a consciência ambiental, oferecendo ainda para os cidadãos e cidadãs de Maricá espaços livres e gratuitos de coworking, espaço maker, telecentro e outros.

O trabalho envolve ainda o domínio da de reciclagem no reuso de materiais eletrônicos na construção de robôs, por exemplo, com mouses, teclados e outros componentes tidos como sucata digital ou lixo eletrônico. As questões ambientais perpassam toda a aprendizagem.

A presidente da ABC declarou que ficou encantada com tudo o que viu. “São ações locais bem planejadas, com a participação da sociedade municipal, com impacto nas áreas de interesse econômico e social daquela cidade, destacando Maricá no mapa da ciência, da inovação, da cultura, da educação e da empregabilidade. O ICTIM fez Maricá ser um ótimo exemplo do Brasil que dá certo.”