O Acadêmico Jefferson Cardia Simões foi um dos coordenadores da montagem do Plano Estratégico 2023-2028 do Comitê Científico de Pesquisa Antártica (SCAR, sigla em inglês) lançado pelo Conselho Internacional de Ciência (ISC, sigla em inglês). Simões é vice-presidente do SCAR.

A publicação é intitulada Urgent Messages from the South: Antarctic and Southern Ocean Science and Policy. O foco do plano estratégico está em sete objetivos principais e o documento descreve as estratégias para atingi-los. Os objetivos envolvem fortalecer a liderança do SCAR, oferecer consultoria científica para formuladores de políticas públicas, promover e facilitar acesso a dados e compartilhamento de amostras, expandir a capacidade de qualificar recursos humanos, investir em comunicações, adotar princípios sustentáveis e garantir igualdade, diversidade e inclusão nas atividades do SCAR.

Sobre o SCAR

O SCAR é uma organização temática do Conselho Internacional de Ciência (ISC), responsável por iniciar, desenvolver e coordenar a investigação científica internacional de alta qualidade na região Antártica, incluindo o Oceano Antártico. Atualmente, 32 países têm direito a voto nas decisões tanto científicas como para os cargos do Comitê Executivo, composto pelo presidente e por mais quatro vice-presidentes.

Sobre o Acadêmico

Jefferson Simões é geólogo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição onde se graduou e se especializou em geologia marinha, encaminhando-se a seguir para o doutorado em glaciologia na Universidade de Cambridge. É pós-doutor pelo Laboratoire de Glaciologie et Géophysique de lEnvironnement du CNRS/França e pelo Climate Change Institute (CCI), da Universidade do Maine, Orono, EUA.

Foi o criador do Centro Polar e Climático da UFRGS e, no verão de 2011/2012, liderou a expedição que instalou o primeiro módulo científico brasileiro no interior do continente antártico, o Criosfera 1, situado 2.500 km ao Sul da Estação Antártica Comandante Ferraz. EM 2022/23, foi o líder da campanha que instalou o Criosfera 2.

É professor colaborador do CCI da Universidade do Maine, EUA. É vice-pró-reitor de Pesquisa da UFRGS e coordenador-geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) da Criosfera, um dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Programa Antártico Brasileiro (Proantar). É consultor ad hoc da National Science Foundation – NSF (Office of Polar Programs).

É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico do Governo do Brasil. Recebeu o Prêmio Pesquisador Destaque da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) por sua contribuição à pesquisa antártica.