Praticamente todos os detentores do Prêmio Nobel fazem parte da National Academy of Sciences. Ex-secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Wanderley possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-graduações, mestrado e doutorado pela mesma instituição, e atua como professor titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), também na mesma universidade.
É, ainda, membro das Academias Brasileira de Ciências e Nacional de Medicina, pesquisador 1A do CNPq, além de consultor ad hoc de várias agências de fomento do país, como a própria Finep, Faperj, CNPq, Capes, Fapesp, dentre outras. Sua área de pesquisa é a biologia celular de protozoários patogênicos e sua interação com a célula hospedeira.
Outros quatro brasileiros integram os quatros da Academia: Jacob Palis Jr. e Aloisio Araújo, do Instituto Nacional de Matemática Purar e Aplicada (Impa, RJ); Carlos Nobre, climatologista da Universidade de São Paulo (USP), e Vanderlei Bagnato, do Instituto Física de São Carlos-USP.