No dia 19 de agosto, no Museu do Amanhã, o David Rockefeller Center for Latin American Studies (DRCLAS) da Universidade de Harvard, organizou o evento “Colaboração Harvard Brasil: Trabalhando Juntos para Promover o Conhecimento e a Educação”. A atividade comemorou os 16 anos do DRCLAS e do Programa de Estudos Brasileiros da universidade.

A presidente da ABC, Helena Bonciani Nader, foi convidada a participar da sessão “Valores para uma Sociedade Sustentável”, moderada pela também Acadêmica Elisa Reis. Em seguida, os Acadêmicos Carlos Nobre e Naercio Menezes Filho participaram da sessão “Construindo Pontes entre a Ciência e a Prática”.

Durante a primeira sessão, Nader alertou que a educação básica e superior no Brasil está passando por uma profunda crise que legará problemas de longo prazo para os próximos governos. A falta de uma política de Estado para o setor e os impactos da pandemia comprometeu toda uma geração de alunos. “Imagine como está o aprendizado de uma criança que ficou dois anos dependendo de uma tecnologia a qual não tinha acesso em casa”, lembrou.

A presidente da ABC fez questão de ressaltar que ciência, tecnologia e inovação são consequências diretas da educação, e que a democracia é a base comum na qual todos esses pilares se sustentam. “Eu vivi a ditadura militar, perdi professores e colegas de universidade. Democracia ontem, hoje e sempre. Estado democrático de direito ontem, hoje e sempre. Não há caminho fora da democracia”, conclamou Nader.

 

Helena Nader durante a primeira sessão (Foto: Claudia Tavares)