Confira tributo feito pela Forbes a 16 cientistas destacadas cientistas brasileiras. São elas: Bertha Lutz, Elisa Frota Pessoa, Elisa Furtado Gomide, Enedina Alves Marques, Graziela Maciel Barroso, Jaqueline Goes, Ester Sabino, Maria José Deane, Márcia Barbosa, Nadia Ayad, Simone Maia Evaristo, Sonia Guimarães, Sonja Ashauer, Thelma Krug, Vivian Miranda e Viviane dos Santos.

Mulheres e meninas representam metade da população do mundo e, portanto, metade de seu potencial, segundo um artigo da ONU (Organização das Nações Unidas). Apesar disso, o gap de gênero nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês) é o responsável pela imagem masculina quando se fala em cientistas. 

Nas universidades, as mulheres representam 35% dos alunos matriculados nesses campos – e o percentual é menor nas engenharias e na tecnologia, não chegando a 28% do total, ainda de acordo com a ONU. 

Isso se reflete na academia: a cada dez membros das academias nacionais de ciências, apenas um é mulher. E elas geralmente recebem bolsas de pesquisa menores do que seus colegas homens.

Estas brasileiras enfrentaram as dificuldades da área e fizeram história na ciência. Conheça suas trajetórias, trabalhos e descobertas:

Confira a matéria completa na Forbes.