Confira matéria publicada em 13 de maio pela CNN Brasil com participação da presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena B. Nader.

Oito estudantes brasileiros foram premiados na Feira Internacional de Ciência e Engenharia (ISEF, na sigla em inglês), considerada uma das maiores do mundo no gênero.

A edição de 2022 aconteceu em Atlanta, na Geórgia, Estados Unidos, do último sábado (7) até esta sexta-feira (13). O evento contou com 1.410 projetos de 1.750 finalistas, de 63 países diferentes.

No total, o Brasil conta todos os anos com 18 projetos classificados para a feira. Este ano, seis deles ganharam prêmios. Os finalistas competiram por cerca de US$ 8 milhões em premiações, como bolsas de estudo, estágios e viagens de campo. A delegação brasileira foi composta por 26 estudantes de diferentes estados.

Em 20 anos, jovens brasileiros ganharam 116 prêmios na feira internacional. Para a presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Nader, a participação da juventude brasileira na produção de ciência é essencial para o desenvolvimento científico do país.

“A participação desses jovens na ciência é fundamental para garantir a continuidade do desenvolvimento científico e tecnológico do país, e para mostrar a eles o quanto essas atividades contribuem para a qualidade de vida e para o avanço intelectual e cultural da nossa sociedade”, afirma a biomédica professora da Universidade Federal de São Paulo.

(…)

Confira a matéria completa no site da CNN Brasil.