WEBINÁRIOS DA ABC | ED.39
NOVAS FRONTEIRAS EM PESQUISAS SOBRE COVID-19
6/7, 3ª FEIRA, 16H (GMT-3)

O surgimento do Sars-CoV-2 gerou não apenas uma das maiores crises sanitárias da história, mas também uma pandemia de dados científicos sobre o novo vírus em um curto espaço de tempo.

Da influência de vírus ancestrais em casos graves à produção de estudos in vitro em células humanas infectadas pelo coronavírus, cientistas do Brasil e do mundo buscam compreender quais são os principais impactos da COVID-19 no corpo humano antes, durante e depois da infecção. As pesquisas, que estão sendo desenvolvidas em áreas cada vez mais diversas, produzem novas descobertas diariamente – e, quando somadas, podem ser a resposta para um controle efetivo da pandemia.

Para debater esse tema, a Academia Brasileira de Ciências convidou:

 

Daniel Martins-de-Souza (Unicamp), Helder Nakaya (USP), Thiago Moreno (Fiocruz) e Vivian Vasconcelos Costa (UFMG)

 

Daniel Martins-de-Souza

Membro afiliado da ABC. Professor livre docente do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É um dos coordenadores da área de biologia da Fapesp. Sua área de expertise é em análise proteômica baseada em espectrometria de massas e biologia de sistemas in silico, aplicadas a modelos clínicos e pré-clínicos associados a distúrbios psiquiátricos.

Helder Nakaya

Membro afiliado da ABC. Vice-diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP), professor associado do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da mesma universidade. É também professor adjunto da Emory University (EUA). Tem experiência com o uso da biologia de sistemas para prever e entender a resposta imune a diferentes vacinas.

Thiago Moreno

Membro afiliado da ABC. Virologista e vice-coordenador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (CDTS/Fiocruz) e pesquisador 1 do CNPq. Eleito Cientista do Nosso Estado pela Faperj. Suas principais contribuições estão no âmbito do estudo de antivirais e no reforço da resposta laboratorial às emergências virais de saúde pública.

Vivian Vasconcelos Costa

Membro afiliado da ABC. Professora adjunta do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisadora nível 2 do CNPq. Sua principal área de pesquisa engloba estudos em imunopatologia da infecção por diversos agentes virais, como dengue, chikungunya, mayaro, febre amarela, zika e coronavírus.

Os moderadores serão o presidente da ABC Luiz Davidovich e a vice-presidente da ABC, Helena Nader.

INSCREVA-SE AQUI 

Assista em www.abc.org.br/transmissao