Os novos membros afiliados da ABC: Rafael Cypriano DutraBruno HochheggerGislaine Zilli RéusDaiana Silva de Ávila
e Eduardo Rigon Zimmer.

A ABC realizou, em 10 de setembro, no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da ABC Regional Sul para o período de 2019 a 2023. Na ocasião, receberam seus diplomas e apresentaram suas pesquisas Bruno Hochhegger (Ciências Biomédicas / PUC-RS); Daiana Silva de Ávila (Ciências Biomédicas / Unipampa); Eduardo Rigon Zimmer (Ciências Biomédicas / UFRGS); Rafael Cypriano Dutra (Ciências Biomédicas / UFSC).

Participou também Gislaine Zilli Réus (Ciências Biológicas / Unesc), afiliada eeita para o período de 2018 a 2022, que não pode comparecer à solenidade no ano anterior. Para o período de 2019 a 2023, foi eleito ainda Rogemar André Riffel (Ciências Físicas / UFSM) que, por estar fora do Brasil, receberá seu diploma na cerimônia de 2020.

A categoria de membro afiliado da ABC foi criada em 2007, visando a inclusão de jovens cientistas, com menos de 40 anos e uma carreira acadêmica de excelência. Eles são eleitos pelas vice-presidências regionais da Academia (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas & Centro-Oeste, Nordeste & Espírito Santo, Norte e Sul) e permanecem membros da ABC por cinco anos não prorrogáveis. Alguns deles já foram eleitos como membros titulares, como Ado Jório de Vasconcelos, Alicia Kowaltowski, Antonio Gomes de Souza Filho e Eduardo Teixeira, entre outros.

Rafael Roesler, Márcia Barbosa, Odir Dellagostin e João Calixto durante a mesa de abertura.

Da mesa de abertura, participaram a diretora da ABC, Márcia Barbosa; o vice-presidente da Regional Sul, João Batista Calixto; o Acadêmico e diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Dellagostin; e o pró-reitor de pesquisa da UFRGS, Rafael Roesler, também ex-afiliado da ABC (2008-2012).

Durante sua fala, a diretora da ABC provocou os novos afiliados a mostrarem o que têm a oferecer para a Academia, ao invés de questionarem o que a mesma pode fazer por eles. Barbosa os convocou a assumirem a luta “contra a desconstrução sobre a autoridade do conhecimento” e serem a força viva, “a esperança que realmente faz transformação” no país.

Um novo projeto de pesquisa e ciência para o Brasil

Convidado para realizar a palestra magna, o ex-presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e professor da UFRGS, Abílio Baeta Neves falou sobre os caminhos para a pós-graduação e a pesquisa no Brasil.

Neves afirmou que, dado o difícil período que atravessa a pesquisa brasileira, é necessário que os pesquisadores, cientistas, e sobretudo, as universidades federais, tenham uma mudança de atitude em relação a si mesmas.

Ele apontou que, pela primeira vez, a comunidade científica enfrenta dificuldades em saber com quem dialogar. Segundo o professor, os próprios atores de determinadas agências não defendem seus sistemas, como é o caso da Capes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Educação (MEC).

Além disso, a ciência tem lidado ainda com o julgamento da opinião pública. Para o ex-presidente da Capes, é essencial mostrar ao público a importância de se investir em pesquisa e ciência.

O alerta feito por Neves aos presentes na solenidade serve para toda a comunidade científica: é preciso construir um novo projeto, tanto para as universidades federais, quanto para os modelos de fomento da pesquisa no Brasil, “antes que a gente seja atropelado definitivamente, e vá correr atrás do prejuízo sem nenhuma condição”.

Saiba mais sobre os novos afiliados e confira a galeria de fotos do evento!

Buscando a melhoria dos diagnósticos médicos

O novo afiliado da ABC para o período de 2019 a 2023, Bruno Hochhegger é professor da PUC RS e dedica sua pesquisa à melhoria dos diagnósticos médicos a partir dos exames de imagem.

Avaliando o impacto ambiental dos nanomateriais

Professora da Unipampa, Daiana Silva de Ávila foi eleita membro afiliada da ABC para o período de 2019 a 2023 e pesquisa na área da toxicologia ambiental.

Investigando a doença de Alzheimer em sua fase assintomática

Eduardo Zimmer, professor da UFRGS e pesquisador do Inscer/PUC RS, é um dos novos membros afiliados da ABC para o período de 2019 a 2023 e pesquisa novas técnicas de diagnóstico e medicamentos para o Alzheimer.

Agregando o olhar da neurobiologia sobre a depressão

Nova afiliada da ABC para o período de 2018 a 2022, a pesquisadora da Unesc Gislaine Réus busca novas estratégias para o tratamento da depressão.

Compreendendo a patofisiologia de doenças autoimunes e imunomediadas

Novo afiliado da ABC para o período de 2019 a 2023, Rafael Cypriano Dutra é professor da UFSC e pesquisa os aspectos neurobiológicos e imunofisiológicos envolvidos no tema.