O ar limpo é tão vital para a vida na terra quanto a água limpa. Atualmente, estima-se que a poluição do ar contribua para vários milhões de mortes prematuras por ano em todo o mundo. À luz da urgência desta crise, cinco Academias Nacionais de Ciências e Medicina da África do Sul, Brasil, Alemanha e Estados Unidos pedem ações para reduzir a poluição do ar.

Foto | Thomas Kletecka

O controle e a redução da poluição do ar devem ser uma prioridade para todos, incluindo governos, empresas e a sociedade civil. Para esse fim, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Academia de Ciências da África do Sul, a Academia Nacional de Ciências da Alemanha Leopoldina, a Academia Nacional de Medicina dos EUA e a Academia Nacional de Ciências dos EUA criaram uma iniciativa sobre “Poluição do Ar e Saúde”.

O primeiro resultado dessa iniciativa é uma declaração compacta de política científica, que foi entregue a altos representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e diplomatas de alto nível da África do Sul, Brasil, Alemanha e Estados Unidos, no dia 19 de junho, na sede da ONU, em Nova York. O presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas, Embaixador Mauro Vieira, participaram da cerimônia. Confira a programação.

Também no dia 19 de junho, pela manhã, o Acadêmico Paulo Saldiva (diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo) e importantes cientistas dos outros países ligados à iniciativa, bem como representantes da ONU e da sociedade civil, se reuniram para uma discussão detalhada sobre a declaração e suas recomendações, no escritório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), também em Nova York.

Na redação do documento, além de Paulo Saldiva, a ABC foi representada pelo também Acadêmico Paulo Artaxo (Instituto de Física, USP) e pelos pesquisadores Maria de Fatima Andrade (Departamento de Ciências Atmosféricas, USP), Simone Georges El Khouri Miraglia (Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, UNIFESP) e Nelson Gouveia (Faculdade de Medicina, USP).

Acesse a declaração em português. O documento também está disponível em todos os idiomas oficiais da ONU e em alemão no site da iniciativa.

Para mais informações, leia a matéria “ABC participa de reunião sobre poluição do ar e saúde na sede da ONU, em Nova York“.

Acesse, também, a matéria “Em uma hora de trânsito em SP, população ‘fuma’ 5 cigarros, diz estudo“, de Cláudia Collucci para Folha de S.Paulo.