pt_BR
Ciências Biomédicas | Ex-Afiliado

Fábio Klamt

(KLAMT, F.)

19/09/1975
Brasileira
01/01/2010

Graduação (1999), mestrado (2000) e doutorado (2003) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Realizou estágio de pós-doutorado (2006) pelo Center of Drug Evaluation and Research, Food and Drug Administration, nos Estados Unidos.

Professor Associado Departamento de Bioquímica da UFRGS e orientador do PPG-Bioquímica/UFRGS e PPG-Ciências Médicas/UFRGS. Suas pesquisas envolvem a área de Bioquímica e Biologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: estabelecimento de modelos in vitro em neurociências, estudo da patofisiologia dos oxidantes em sistemas biológicos, mecanismos celulares e moleculares envolvidos com a disfunção mitocondrial e morte por apoptose de tumores e em neurônios, e estabelecimento de biomarcadores prognósticos e preditivos em câncer.

Em 2011 recebeu o Prêmio Santander Universidades de Ciência e Inovação na categoria Saúde, SANTANDER Universidades. Em 2009 recebeu Prêmio destaque em Neurociências na XXXVIII da Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica (SBBq).