Na manhã de 10 de junho, na sede da ABC, o ministro de Estado Bento Albuquerque, do Ministério de Minas e Energia, recebeu o documento elaborado em parceria por membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Nacional de Engenharia (ANE) “Recomendações sobre Segurança de Barragens de Rejeitos”.

Luiz Davidovich, Bento Albuquerque e Francis Bogossian

O presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o presidente da ANE, Francis Bogossian, entregaram ao ministro um exemplar impresso do relatório com recomendações, trabalho que foi encomendado pelo Ministério e foi desenvolvida a partir de um evento organizado pelas duas Academias em abril de 2019, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Todas as matérias sobre o evento estão linkadas no fim deste primeiro texto.

Bogossian relatou que procurou o ministro e colocou a Academia à disposição. Posteriormente, foi procurado por um membro da equipe do secretário que marcou uma reunião conosco, e assim teve início o trabalho.” Ele afirmou seu desejo de que esta seja apenas uma primeira oportunidade de atuação conjunta, à serviço da sociedade brasileira.

“Espero que esse seja um exemplo a ser seguido por outros setores do governo federal, pelo Congresso Nacional e também pelo judiciário”, disse Davidovich. Ressaltou que Nos Estados Unidos, por exemplo, a National Academy of Sciences, em conjunto com a National Academy of Engineering e a National Academy of Medicine, produz cerca de 200 publicações por ano, por solicitação do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. “Isso permite que políticas públicas sejam baseadas em evidência científica”, completou.

O ministro ressaltou que este é um exemplo prático de que a sociedade pode e deve se integrar. “O Poder Executivo encomendou o estudo à ABC e à ANE, que deram pronta resposta. Podemos nos articular deste modo, cada um na sua esfera de atuação, em benefício da população brasileira.”