Respondendo a apelo à comunidade científica internacional promovido pelo Comitê de Direitos Humanos da Academia Nacional de Ciências (NAS) dos EUA, o presidente da ABC, Luiz Davidovich, enviou carta ao presidente da República do Sudão sobre a situação do pesquisador sudanês Muntaser Ibrahim, professor de biologia molecular da Universidade de Cartum reconhecido internacionalmente  por suas pesquisas na área de genética e câncer.

Prof. Ibrahim foi detido por forças de segurança no dia 21 de fevereiro, junto com outros cidadãos envolvidos na oposição ao governo sudanês, e está sendo mantido incomunicável como preso político. Ele participou de uma iniciativa da Universidade de Cartum de elaboração de um memorando a favor da busca de uma solução pacífica para a escalada de violência e protestos no país, assinado por mais de 500 professores universitários. Os outros presos foram liberados, mas ele continua em isolamento, sem acesso a advogado nem visitação da família.

A carta do presidente da ABC afirma que defender o caminho da negociação pacífica no âmbito da política nacional é o exercício do direito fundamental à liberdade de expressão e opinião garantido em acordo internacional do qual o governo sudanês é signatário. O objetivo da mensagem é exigir a libertação do cientista e garantir o acesso a apoio legal, a visitação da família e o atendimento médico imediatos.

Leia a carta da ABC na íntegra.