Estão abertas até 14 de dezembro de 2018 as inscrições para a primeira edição do Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro para pesquisadores com reconhecida contribuição ao longo de sua carreira para a física da matéria condensada e de materiais no Brasil. Poderão concorrer pesquisadores brasileiros ou estrangeiros com pelo menos 20 anos de atuação profissional em universidades ou centros de pesquisa no Brasil.

Descobridor do efeito termodielétrico em 1944, Joaquim da Costa Ribeiro foi um dos pioneiros da física da matéria condensada e de materiais no Brasil. Em 1953, recebeu o Prêmio Einstein da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da qual também foi membro. Foi um dos fundadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e seu primeiro diretor científico.

O prêmio será concedido anualmente e entregue em sessão especial a ser realizada no Encontro de Outono da Sociedade Brasileira de Física (EOSBF). O regulamento do prêmio pode ser consultado aqui.

As indicações das candidaturas ao prêmio podem ser feitas por qualquer sócio ou grupo de sócios da SBF e devem ser encaminhadas exclusivamente por meio eletrônico (premiojcr@sbfisica.org.br) à Comissão de Área Física da Matéria Condensada e Materiais da SBF contendo os seguintes documentos (ambos em inglês): i) CV do candidato e ii) um texto descrevendo a contribuição do candidato para a Física da Matéria Condensada e Materiais.