pt_BR
Ciências Biológicas | MEMBRO TITULAR

Jesus Santiago Moure

(MOURE, J. S.)

02/11/1912
Brasileira
26/12/1961

Jesus Santiago Moure nasceu em Ribeirão Preto, SP. Foi um autodidata apreendendo no convívio com pesquisadores da USP e de universidades estrangeiras. Sua formação foi basicamente de um seminarista: Secundária (4 anos); Filosofia e Ciências (4 anos); Teologia (5 anos), com alguns professores de muito boa formação e grande capacidade de estímulo.
Professor Titular do Departamento de Zoologia da Universidade do Paraná, aposentado em 1983, continua, todos os dias, o trabalho iniciado há mais de 50 anos em taxonomia de Apidae (Hymenoptera, Insecta).
Ajudou a fundar a FFCL, a reformular a UFPR em 1944/45, na sua segunda fase, a sua reestruturação, como Relator em 1967/70 e seus cursos de Graduação. Fundou os cursos de Mestrado (1969) e Doutorado (1973/74) de Entomologia da UFPR e como Orientador, teve grande influência na formação de grande número de entomologistas, hoje, atuantes em Universidades brasileiras e estrangeiras. Colaborou com Anísio Teixeira na reformulação da Universidade Brasileira, após grande experiência adquirida no estrangeiro.
Desde 1956 fascinou-se pela Taxonomia Numérica, que viu nascer, com os trabalhos de Sokal & Michener na Universidade de Kansas, USA. Trazendo esses estudos da Escola Americana para o Brasil teve o mérito da continuação, do aperfeiçoamento e da instituição de programas próprios.
Sempre apegado à melhoria da pesquisa, Pe. Moure conseguiu a vinda de famosos entomólogos que formaram escola junto ao Departamento de Zoologia.
Foi convidado para Professor da “University of California”, Berkeley, Department of Entomology, em 1963, desistindo a pedido da Rockfeller Foundation (Dr. Harry Miller).
Face ao número e qualidade dos artigos científicos publicados, mais de 180, Pe. Jesus S. Moure, é um cientista conceituado no Brasil e no exterior.
Dentre as inúmeras honrarias que lhe foram outorgadas, podemos citar: Medalha de Prata da SBPC (1974) pela contribuição ao Desenvolvimento da Zoologia no Brasil; Medalha de Reconhecimento pela contribuição prestada ao CNPq, na Comemoração do 30º Aniversário da Fundação do CNPq – 30/06/81; Denominação do Museu de Entomologia da UFPR como “COLEÇÃO ENTOMOLÓGICA Pe.J.S.MOURE” – 07/12/82; Sócio Fundador da Sociedade Brasileira de Entomologia – Homenagem e Diploma nas Comemorações do Cinquentenário da Fundação; Presidente de Honra do XV Congresso Brasileiro de Zoologia, em comemoração dos 75 anos da Universidade Federal do Paraná e Cinqüentenário da Fundação da FFCL do Paraná – 06/11/88.