pt_BR
Ciências Físicas | MEMBRO TITULAR

Cylon Eudóxio Tricot Gonçalves da Silva

(GONÇALVES DA SILVA, C. E. T.)

14/11/1946
Brasileira
28/01/1992

Cylon Eudóxio Tricot Gonçalves da Silva nasceu em Ijuí-RS em 1946. Seu pai, Solon Gonçalves da Silva, era médico. A mãe, Jorgelina Tricot da Silva, era professora primária. Ele é casado com Jennifer (née Harris), natural de Hobart, Tasmânia, e tem dois filhos: Anders e Per.
Cursou o primário e ginásio em Ijuí; o científico e a Universidade (Instituto de Física/UFRGS), em Porto Alegre, tendo se bacharelado em 1967.
Trabalhou em iniciação científica sob a orientação de G. Jacob e Th. A. J. Maris. Em 1969 foi aceito para o doutorado na Universidade da Califórnia, Berkeley, tendo obtido o Ph.D. em 1972, sob a orientação de L.M. Falicov (“Propriedades Magnéticas de Compostos de Terras Raras”). Neste período, passou um ano no H. C. Orsted Institute, Dinamarca. Não fez um pós-doutorado formal, tendo regressado ao Brasil seis meses após a obtenção do Ph.D.
Foi Professor Assistente na UFRS (1973/1974) e desde agosto de 1974 está na Universidade Estadual de Campinas, onde é Professor Colaborador MS-6 (1982). No período 1978/1980 foi Maître-Assistant, depois Professor Visitante, na Universidade de Lausanne e Pesquisador Visitante na École Normale Supérieure (Paris). Em 1985/1986, foi Pesquisador Visitante na IBM, Yorktown Heights. Desde 1986 dirige a implantação do Laboratório Nacional de Luz Sincroton para o CNPq.
Desenvolveu pesquisas sobre propriedades magnéticas e eletrônicas de materiais (transições metais-isolante, transições de fase magnéticas, estados de superfícies e defeitos), e estudos sobre super-redes semicondutoras semi-magnéticas. Tem cerca de 70 artigos publicados, 5 livros editados, e inúmeras comunicações em Congressos, além de artigos de divulgação (Folha de São Paulo).
Foi o iniciador da série de conferências Escola Brasileira de Física de Semicondutores. Foi membro do Comitê de Programa da Conferência Internacional de Física dos Semicondutores (1984, 1990). É membro do Editorial Board das revistas Solid State Communications e Journal of Magnetism and Magnetic Materials. Recebeu a bolsa Guggenheim em 1978. Recebeu o prêmio “Personalidade da Tecnologia” do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (1991). Foi membro do Comitê Assessor de Física e Astronomia do CNPq e primeiro Presidente da Comissão Coordenadora dos Comitês Assessores, a qual estruturou.