pt_BR

De: 16 de agosto de 2017

Até: 17 de agosto de 2017

Local: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) | São Paulo (SP)

A ABC, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Instituto Smithsonian promoveram o workshop Biodiversity and Biobank. O encontro aconteceu em São Paulo, nos dias 16 e 17 de agosto de 2017. O evento buscou identificar o número e a localização necessários para a criação de um biobanco no Brasil, discutiu a nova lei de Acesso à Biodiversidade e debateu a criação de programas de apoio voltados à iniciativa, por meio de agências de fomento. Os resultados do workshop vão promover a participação do Brasil no Projeto Biogenômico da Terra (Earth Biogenomic Project – EBP).

O workshop está dentro das ações do Biota-Fapesp, programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade. Lançado em março de 1999, o programa tem como objetivo conhecer, mapear e analisar a biodiversidade do Estado de São Paulo, incluindo a fauna, a flora e os microrganismos, além de avaliar as possibilidades de exploração sustentável de plantas ou de animais com potencial econômico e subsidiar a formulação de políticas de conservação dos remanescentes florestais.

 

Programa

O pesquisador Jonathan Coddington, do Smithsonian Institution – instituição americana que também contribuiu com a organização do workshop –, esteve presente representando outra ambiciosa iniciativa internacional que almeja a participação de brasileiros: a Global Genome Biodiversity Network (GGBN).