pt_BR

Data: 4 de agosto de 2017

Local: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | Florianópolis (SC)

No dia 4 de agosto, foram realizados o Simpósio e a Diplomação de novos Membros Afiliados da Regional Sul 2017-2021 da Academia Brasileira de Ciências (ABC), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Foram diplomados e apresentaram suas pesquisas os cinco jovens cientistas: Andreza Fabro de Bem (ciências biomédicas, UFSC); Caroline Rigotto (ciências biológicas, Feevale); Diego da Silva Alves (ciências químicas, UFPel); Giovanni Finoto Caramori (ciências químicas, UFSC); Solange Binotto Fagan (ciências físicas, Unifra).

O evento foi coordenado pelo vice-presidente da Regional Sul da ABC, João Batista Calixto.

 

Programa

Os novos afiliados do Sul: Giovani Caramori, Solange Fagan, Diego Alves, Andreza de Bem e Caroline Rigotto.

Regional Sul

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu, em 4 de agosto, os cinco membros afiliados
eleitos pela Vice-Presidência Regional Sul da ABC para o período 2017-2021. Os novos Acadêmicos foram
diplomados e apresentaram suas pesquisas. O evento foi coordenado pelo vice-presidente da Regional Sul
da ABC, João Batista Calixto, que convidou para a mesa o vice-presidente da ABC, João Fernando Gomes
de Oliveira; o reitor da UFSC, Luis Carlos Cancellier e o professor da Escola Brasileira de Administração
Pública e de Empresas da FGV, Cesar Zucco Junior.
Para Cancellier, a cerimônia de diplomação dos membros afiliados da ABC é um rito de passagem e uma perspectiva de carreira consolidada para esses cientistas. Ele mencionou a grave crise política e financeira do país e apontou o quadro de incerteza, mas afirmou que ela não pode abalar completamente o andamento da ciência. Já o vice-presidente da ABC, João Fernando Gomes de Oliveira, afirmou que a ciência não pode ser vista como algo apenas utilitário, que visa somente a obtenção de lucro. Para ele, a cultura científica cria valores culturais e sociais voltados para a qualidade de vida dos cidadãos. Foram diplomados Andreza Fabro de Bem (Ciências Biomédicas, UFSC), que falou sobre seu trabalho com compostos orgânicos sintéticos que contém selênio e suas aplicações; Caroline Rigotto (Ciências Biológicas, Feevale), que tratou de seus estudos sobre diagnósticos em virologia; Diego da Silva Alves (Ciências Químicas, UFPel), que desenvolve pesquisas sobre a síntese de moléculas orgânicas com selênio, enxofre e telúrio; Giovanni Finoto Caramori (Ciências Químicas, UFSC), que abordou as ligações de hidrogênio intramoleculares em derivados substituídos do malonaldeído; e, por fim, Solange Binotto Fagan (Ciências Físicas, Unifra), que estuda aplicações tecnológicas e biológicas do grafeno, siliceno, fosforeno e outros nanomateriais por meio de modelagem e simulação computacional.

Fonte: Relatório de Atividades 2017 pg 47