pt_BR

Data: 29 de novembro de 2017

Local: Departamento de Física, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) | Recife (PE)

No dia 29 de novembro, seis jovens cientistas de destaque da região Nordeste e Espírito Santo foram diplomados membros afiliados da ABC, cinco afiliados do período de 2017 a 2021 e um referente ao período de 2016 a 2020. A cerimônia foi realizada no Auditório do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife (PE).

Além da diplomação, apresentaram suas pesquisas Amauri Jardim de Paula (ciências químicas – Universidade Federal do Ceará), Andrey Chaves (ciências físicas – Universidade Federal do Ceará), Eduardo Santana de Almeida (ciências da engenharia – Universidade Federal da Bahia), Fágner Dias Araruna (ciências matemáticas – Universidade Federal da Paraíba) e Francisco Anacleto Barros Fidelis de Moura (ciências físicas – Universidade Federal do Alagoas). Além desses, Elizabeth Soares (ciências biológicas – Universidade Ceuma/MA) também foi diplomada. Ela foi a única afiliada eleita no ano passado nesta região.

A cerimônia de diplomação contou com palestra magna da professora titular de Genética do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), a Acadêmica Mayana Zatz. Ela é coordenadora do Centro de Pesquisas do Genoma Humano e células-tronco (CEGH-CEL) – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) apoiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) – e do Instituto Nacional de Células-Tronco em doenças genéticas.

O evento foi coordenado pelo vice-presidente da Regional Nordeste e Espírito Santo da ABC, Cid Bartolomeu de Araújo.

 

Programa

Os novos afiliados, Eduardo de Almeida, Fágner Araruna, Elizabeth Fernandes, Francisco de Moura e Andrey Chaves, ladeando o presidente Luiz Davidovich e o vice-presidente regional NE & ES Cid Araújo, no centro.

Regional Nordeste e Espírito Santo (NE&ES)

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) diplomou, em 29 de novembro, os novos membros afiliados da Regional NE&ES para os períodos de 2017 a 2021 e 2016 a 2020. Eles receberam as boas-vindas do presidente da ABC, Luiz Davidovich; do vice-presidente da Regional Nordeste e Espírito Santo, Cid Bartolomeu de Araújo; e do pró-reitor para Assuntos de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal Pernambuco (UFPE), Ernani Rodrigues de Carvalho Neto, que representou o reitor Anísio Brasileiro.
A cerimônia aconteceu no auditório do Instituto de Física da UFPE.
Apresentaram suas pesquisas e foram diplomados os pesquisadores Andrey Chaves (Ciências Físicas, UFC), que se dedica à mecânica quântica aplicada ao estudo de materiais semicondutores; Eduardo Santana de Almeida (Ciências da Engenharia, UFBA), cujo trabalho é focado no desenvolvimento de software reutilizável; Fágner Dias Araruna (Ciências Matemáticas, UFPB), que estuda “sistemas distribuídos”; e Francisco Anacleto Barros Fidelis de Moura (Ciências Físicas, Ufal), que pesquisa modelos que simulam o movimento eletrônico em linhas ou planos de átomos, área que pode vir a contribuir para o estudo de transporte de energia.
Além deles, recebeu o diploma a única afiliada eleita nesta região para o período de 2016 a 2020, Elizabeth Soares (Ciências Biológicas, Universidade Ceuma), que pesquisa a relevância de determinadas proteínas e suas contribuições para a progressão de doenças. Também eleito, o cientista Amauri Jardim de Paula (Ciências Químicas, UFC), que está fazendo estágio de pós-doutorado nos Estados Unidos, não pôde comparecer à cerimônia.
Em clima de confraternização, o presidente da ABC, Luiz Davidovich, felicitou os jovens cientistas pela eleição e lembrou ao grupo a importância e responsabilidade do novo título. O presidente ressaltou também a firme mobilização da Acadêmica Mayana Zatz, convidada a proferir a palestra magna do evento, na luta pela ciência nacional e destacou a presença do Acadêmico e ex-ministro de Ciência e Tecnologia (2005 a 2010), Sérgio Machado Rezende.
Em sua fala, o pró-reitor Ernani Rodrigues de Carvalho Neto destacou a necessidade de as universidades e as associações de ciência se unirem em defesa dos recursos para a manutenção dos institutos de ensino e pesquisa do país. Além disso, ele sugeriu a criação de um escritório de lobby em Brasília.
Professora titular de Genética do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) a Acadêmica Mayana Zatz fez uma apresentação bastante reflexiva sobre os desafios éticos que envolvem a pesquisa na área da genética. Para ela, cientistas, médicos, juristas e toda a sociedade precisam começar a pensar sobre os caminhos, legais e morais, que os usos dos estudos na área de genética deverão seguir.

Fonte: Relatório de Atividades 2017 pg 49.