pt_BR

De: 1 de abril de 2019

Até: 2 de abril de 2019

Local: Academia Brasileira de Ciências (01/04 - Rio de Janeiro) e Universidade Federal de Minas Gerais (02/04 - Belo Horizonte)

Instados pelo Ministério de Minas e Energia, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Academia Nacional de Engenharia (ANE) resolveram organizar um seminário para debater aspectos científicos e tecnológicos relacionados à Segurança de Barragens de Rejeitos. Tal iniciativa teve por motivação o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, menos de três anos após desastre semelhante ocorrido em Mariana.

Esse seminário será dividido em duas etapas. A primeira, a ser realizada na sede da ABC, no Rio de Janeiro, em 1º de abril de 2019, focará em aspectos relacionados a engenharia, segurança, legislação e fiscalização.

A segunda parte, a ser realizada na UFMG, em Belo Horizonte (MG), em 2 de abril próximo, discutirá os impactos da socioeconômicos e ambientais nas comunidades que vivem no entorno destas barragens.

Este Seminário tem o apoio da SBPC, COPPE/UFRJ, UFMGCAPES/MEC.

Comitê Científico: Edson Watanabe, Flavio Miguez de Mello, Francis Bogossian, Francisco Antonio Rodrigues Barbosa, Luiz Davidovich, Mauro Martins Teixeira, Virginia Ciminelli, Willy Lacerda.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral, mediante inscrição.
Sujeito à lotação do auditório.

Haverá transmissão ao vivo dos dois dias de seminário. No primeiro dia será através da página da ABC no Facebook e no segundo, pelo YouTube do UFMG.

 


Serviço
Data: 1º e 2 de abril de 2019
Horário: 9h30 às 18h
Coordenação: Edson Watanabe (Parte 1) e Virginia Ciminelli (Parte 2)
Informações: barragens@abc.org.br. Tel: (21) 3907-8145.
Página do Encontro Oficial no Facebook: Evento
Programação Preliminar
Locais:
1º de abril : Academia Brasileira de Ciências, Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3º, centro do Rio de Janeiro
2 de abril : Universidade Federal de Minas Gerais, Auditório da Escola de Engenharia. Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte