pt_BR

De: 11 de março de 2024

Até: 12 de março de 2024

Local: Rio de Janeiro

#s20brasil – A Academia Brasileira de Ciências (ABC) é a organizadora da oitava edição do Science20 (S20), Grupo de Engajamento para a área de Ciência e Tecnologia do G20. Constituído pelas Academias de Ciências dos países do G20, o S20 tem por objetivo promover o diálogo entre a comunidade científica em temas críticos e prover recomendações, a partir de um documento de consenso, aos governos dos países do G20. 

O encontro será realizado no Rio de Janeiro, integrado à reunião do G20 – que em 2024 ocorrerá no Brasil, em 13 diferentes cidades. O S20 apoia o G20, promovendo um diálogo oficial com a comunidade científica do país anfitrião, liderado pela academia científica nacional, que este ano é a ABC.

Serão realizadas duas reuniões presenciais, na abertura e no encerramento, e discussões intermediárias virtuais.

A reunião de abertura do S20 acontecerá no Rio de Janeiro, nos dias 11 e 12 de março, e será transmitida on-line.

Os Acadêmicos estão convidados a participar presencialmente, na qualidade de observadores.

Já a reunião de encerramento será realizada nos dias 1 e 2 de julho, também no Rio de Janeiro. Mais detalhes sobre esta parte do evento serão apresentados mais perto da data.

O G20 reúne as 19 maiores economias do mundo, somadas a União Europeia e União Africana. Como parte da agenda do G20, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) presidirá a 8ª edição do Science20 (S20), encontro do grupo de engajamento para a área de ciência e tecnologia, que reúne os países membros para promover o diálogo entre as comunidades científicas em temas críticos e produzir recomendações aos chefes de governo e de Estado do G20.

Durante a presidência brasileira, as Academias de Ciências discutirão a ciência para a transformação mundial. Abordagens inovadoras serão apresentadas pela ABC para o debate dos desafios relacionados à inclusão social, inteligência artificial, bioeconomia, transição energética e saúde, com enfoque nas diferenças demográficas e o impacto destas na sociedade.   

Segundo a presidente da ABC, Helena Bonciani Nader, “a conscientização sobre aspectos demográficos é fundamental para que os países do G20 tomem decisões informadas que moldem o bem-estar de seus cidadãos, impulsionem a prosperidade econômica e contribuam para o desenvolvimento sustentável global”.

O lema do S20 Brasil será “Ciência para a transformação mundial“. Serão realizadas duas reuniões presenciais (Reunião de Iniciação e Cúpula) e reuniões virtuais, abordando cinco enfoques principais:

  • Bioeconomia: impulsionando o mundo em direção a um planeta sustentável.
  • Desafios da saúde: qualidade, equidade e acesso.
  • Inteligência Artificial: ética, impacto social, regulamentação e compartilhamento de conhecimento.
  • Justiça Social: promovendo a inclusão, acabando com a pobreza e reduzindo as desigualdades.
  • Processo de transição energética: energias renováveis, considerações sociais e econômicas.

Reunião de Iniciação (Inception Meeting) será realizada no Rio de Janeiro, nos dias 11 e 12 de março. Além das apresentações das Academias de Ciências e organizações científicas internacionais, serão proferidas quatro conferências e a apresentação de um novo projeto da Unesco focado no aprendizado em ciências para a educação (UNESCO Global Alliance of Science Learning for Education):

Os conferencistas serão:

  • Fernanda De Negri, economista e diretora de estudos setoriais do IPEA. Conferência: “Inteligência artificial: desafios para a democracia e a sociedade”.
  • Márcia Castro, demógrafa e chefe do Departamento de Saúde Global e População da Escola de Saúde Pública de Harvard. Conferência: “Demografia e desafios da saúde no G20”.
  • Carlos Henrique de Brito Cruz, vice-presidente sênior da Elsevier Research Networks e professor emérito da Unicamp. Conferência: “Oportunidades e desafios para colaboração em pesquisa no G20”.
  • Pedro Wongtschowski, presidente do Conselho Superior de Inovação da FIESP. Conferência: Inovação para inclusão social e sustentabilidade”.

Participam do S20 as Academias de Ciências da África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Japão, Índia, Indonésia, Itália, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e a Academia Europaea, representando a União Europeia. Pela primeira vez, organizações científicas internacionais foram convidadas a participar do processo anual do S20, estando confirmadas: Parceria InterAcademias (IAP), Conselho Internacional de Ciência (ISC), Academia Mundial de Ciências (TWAS), Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS), Associação de Academias e Sociedades de Ciências da Ásia (AASSA).

 

Sobre o Science20

Criado em 2017, o S20 atua como grupo de engajamento do G20 para a área de ciência e tecnologia, envolvendo as Academias de Ciências dos países membros. Os debates ocorrem anualmente, sendo coordenados pela Academia de Ciências do país que preside o G20. As reuniões anteriores foram sediadas pela Alemanha (2017), Argentina (2018), Japão (2019), Arábia Saudita (2020), Itália (2021), Indonésia (2022) e India (2023).

As recomendações emanadas do S20 são apresentadas oficialmente para consideração na reunião de Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo.

 

CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA:

Jornalistas interessados em acompanhar a reunião do S20 devem enviar nome, telefone, veículo e CPF até o dia 8 de março para henriquegimenes@corcovadoestrategica.com.br

 

EVENTO:

Data e horário: 11 e 12 de março, a partir de 9h
Local: Hotel Windsor Barra, para convidados
Endereço: Av. Lúcio Costa, 2630 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Transmissão online: Youtube da ABC

 


Science20 Brasil 2024 é organizado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), tendo como Sherpa (líder local) a Profª Helena Bonciani Nader. Conta com apoio financeiro da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).


 

Assessoria de Imprensa:
Corcovado Comunicação Estratégica

• Henrique Gimenes
(21) 99383-0031 / henriquegimenes@corcovadoestrategica.com.br

• Natália Cancian
(61) 98175-0172 / nataliacancian@corcovadoestrategica.com.br

• Carla Russo
(21) 99196-4250 / carlarusso@corcovadoestrategica.com.br

• Raphael Gomide
(21) 98734-5544 / rgomide@corcovadoestrategica.com.br 

 

Buscando a maior abrangência possível, a ABC chegou aos cinco seguintes tópicos de discussão, considerados relevantes tanto para os cientistas como para os decisores políticos e para a sociedade. São eles:

  • Bioeconomia: impulsionando o mundo em direção a um planeta sustentável
  • Desafios da Saúde: qualidade, equidade e acesso
  • Inteligência Artificial: ética, impacto social, regulamentação e compartilhamento de conhecimento
  • Justiça Social: promovendo a inclusão, acabando com a pobreza e reduzindo as desigualdades
  • Processo de Transição Energética: energias renováveis, considerações sociais e econômicas

 

VEJA AQUI A PROGRAMAÇÃO!

 

O S20 apoia o G20, ou Grupo dos 20, que reúne os mesmos 20 países. Em 2015, estas nações aprovaram uma agenda global a ser alcançada até 2030, com o objetivo de reduzir a pobreza e proteger o planeta. Foram delineadas medidas ousadas e transformadoras, sendo que os 20 governos se comprometeram a adotá-las, na direção da sustentabilidade e da resiliência.

Tais ações são integradas e indivisíveis, devendo equilibrar as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. Além disso, essa jornada coletiva está ancorada no compromisso de que ninguém ficará para trás.

No entanto, estamos a sete anos do prazo estabelecido e percebe-se que estamos longe dos objetivos desejados e acordados. Por isso, a ABC escolheu como tema do encontro de 2024 “Ciência para a Transformação Mundial”.