Português > Notícias > Unicamp abre inscrições para curso de extensão em Proteômica


Unicamp abre inscrições para curso de extensão em Proteômica

  • Compartilhe:

Publicado em 5/07/2017

Estão abertas, até 1º de novembro, as inscrições para o curso de extensão em Proteômica, oferecido pelo Instituto de Biologia da Universidade estadual de Campinas (Unicamp). A qualificação é voltada a alunos de graduação e pós-graduação (em qualquer estágio) nas áreas biológicas e da saúde (biologia, medicina, enfermagem, etc) e tecnológicas (química, física, farmácia, etc). Membro afiliado da ABC (2017-2021), Daniel Martins-de-Souza  é o coordenador do curso.

A proteômica é a ciência que estuda o proteoma, isto é, o complemento proteico do genoma, num dado momento e numa dada condição. A proteômica surgiu na era pós-genômica como uma estratégia alternativa para compreender sistemas biológicos, utilizando-se de dados de genoma. Segundo os cientistas, a identificação em larga escala de proteínas e suas vias bioquímicas podem dar pistas sobre processos patogênicos e de adaptação fisiológica, bem como levar à identificação de biomarcadores proteicos, aplicáveis na clínica ou no agronegócio.

O curso de extensão oferecido pela Unicamp tem duração de um mês e as aulas começam no dia 11 de novembro. Segundo a organização da qualificação, as aulas serão ministradas por um grupo de pesquisa pioneiro da proteômica no Brasil, no qual os alunos terão um treinamento teórico em análises proteômicas em larga escala e também direcionada. No quadro de docentes estão: Mariana Fioramonte, Sheila Garcia, Verônica Aparecida Monteiro Saia Cereda e o Acadêmico Daniel Martins-de-Souza .

A qualificação visa dar embasamento teórico às técnicas mais difundidas como a cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas (shotgun proteomics), bem como análises de dados in silico. Eletroforese de uma (SDS-PAGE) e duas dimensões (2DE e 2D-DIGE) também serão abordadas.

O foco será conferido à proteômica quantitativa, visando à compreensão do papel das proteínas em mecanismos patogênicos e na descoberta de biomarcadores. A base do aprendizado será em proteômica clínica. Ao fim do curso, os alunos saberão sobre o conceito de proteoma, a proteômica como ciência, os conceitos químico-analíticos das técnicas utilizadas, bem como aprenderão a manejar dados de proteoma em larga escala.

Inscrições e outras informações podem ser acessadas no link ou na página do curso no Facebook.


(Ascom ABC)


Notícias


Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3º
Centro - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Cep: 20030-060

[+55] (21) 3907-8100

[+55] (21) 3907-8101

Fale conosco

webTexto é um sistema online da Calepino