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"Repensar a educação superior no Brasil" entra em fase final de revisão

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Publicado em 18/09/2017

Já se encontra em fase final de revisão o documento elaborado pelo Grupo de Estudos da Academia Brasileira de Ciências (ABC) sobre Educação Superior no Brasil. A publicação, que conta com análises e propostas de mudanças do ensino universitário no país, está em fase de análise pelos membros titulares e afiliados da ABC para as últimas sugestões. A obra visa atualizar e ampliar o documento "Subsídios para a Reforma da Educação Superior", lançado pela ABC em 2004 e que enfatiza a necessidade de diversificar o sistema público de educação superior e aumentar o impacto regional, nacional e internacional das universidades brasileiras, através de mecanismos de avaliação criteriosa e indução governamental.

Participam da elaboração do documento os Acadêmicos Alvaro Toubes Prata  (secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), Débora Foguel  (professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro), Erney Felício Plessmann de Camargo  (professor da Universidade de São Paulo), Fernando Galembeck  (professor da Universidade Estadual de Campinas), Helena Bonciani Nader  (professora da Universidade Federal de São Paulo), Luiz Bevilacqua  (professor da Coppe/UFRJ), Luiz Davidovich  (presidente da ABC e coordenador do grupo), Ruben George Oliven  (professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Sandoval Carneiro Junior  (diretor-executivo da Associação Instituto Tecnológico Vale), Sergio Machado Rezende  (professor da Universidade Federal de Pernambuco) e os especialistas convidados Luiz Roberto Curi (presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep) e Naomar de Almeida Filho (reitor interino da Universidade Federal do Sul da Bahia).

O trabalho do Grupo de Estudos da ABC sobre Educação Superior no Brasil reforça o papel da Academia como centro de pensamento estratégico e de formulação de políticas públicas amparadas no conhecimento científico e tecnológico. No período de pouco mais de um ano, a equipe se dedicou à produção do documento com análises e sugestões para o ensino universitário. A tarefa incluiu a coleta de dados, a discussão de propostas e a sugestão de caminhos para o aumento da inclusão e da qualidade da educação superior no Brasil. A previsão é que o documento seja lançado no início do ano que vem.


(Ascom ABC)


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