Página inicial > Membros > Acadêmicos > Manoel Barral Netto


Manoel Barral Netto (BARRAL NETTO, M.)

Ciências Biomédicas
Membro Titular
Ingresso em 6 de maio de 1998
Currículo
Link para a plataforma Lattes

Manoel Barral Netto  formou-se em 1976 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Teve o seu interesse pela pesquisa científica na área da Imunologia Humana originado pela sua formação inicial em Patologia Humana e depois em Imunopatologia, ligado ao grupo de patologia baiano liderado pelo Dr. Zilton Andrade. Logo após a residência médica em Patologia, Manoel Barral Netto passou o período de 1979-1981 obtendo treinamento avançado em imunoparasitologia no Laboratory of Parasitic Diseases dos NIH, onde interagiu com os Drs. Allen Cheever e Eric Ottesen, entre outros, produzindo trabalhos científicos na área de imunologia da esquistossomose humana.
No seu retorno, reuniu-se ao grupo de pesquisadores da UFBA, Edgar Carvalho e Roberto Badaró, interessados no estudo imunológico e epidemiológico das leishmanioses humanas, endêmicas no estado da Bahia. Manoel Barral Netto ingressou no quadro docente da UFBA em 1984, permanecendo até hoje ligado à Faculdade de Medicina. Em 1988, tornou-se Doutor pela Faculdade de Medicina da UFBA. Paralelamente, seguiu carreira de pesquisador no Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz, da FIOCRUZ-Bahia, chegando em 1996 ao cargo de Pesquisador Titular daquela instituição. Durante este período, e em colaboração estreita com sua esposa, a Dra. Aldina Barral, consolidou a formação de um grupo de pesquisa altamente produtivo no estudo da imunorregulação das infecções experimentais e humanas por parasitas do gênero Leishmania, além de estudar e publicar trabalhos também na área de toxicologia e imunologia de venenos. Uma colaboração muito bem sucedida entre o seu grupo de pesquisa e a Universidade Cornell (Dr. Warren Johnson), deu origem a uma série de trabalhos fundamentais em imunologia das leishmanioses humanas, publicados no J. Infect. Dis., J. Immunol., American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, New England J. Med., entre outros. Estes estudos transformaram o grupo de imunologia de leishmanioses da UFBA num dos principais centros de pesquisa mundial no tema. Em 1991, Manoel Barral Netto realizou um estágio "senior" no Seattle Biomedical Research Institute, Washington, USA. Neste período, e colaborando com o Dr. Steven G. Reed, descreveu o papel da citocina TGF-b como mecanismo de escape de parasitas do gênero Leishmania da resposta imune do hospedeiro, em publicações nas revistas Science e Proc. Natl. Acad. Sci. USA, que se tornaram citações mandatórias na sua área de atuação. Além disso, o grupo sob sua liderança vem publicando ativamente em revistas especializadas internacionais, como por exemplo Am. J. Pathol., Curr. Opin. Dermatol, Clin. Exp. Immunol., e Journal of Immunology. Atualmente, orienta várias teses de Mestrado e Doutorado nos cursos de pós-graduação da UFBA, FIOCRUZ e USP. É coordenador de pós-graduação em Patologia Humana da UFBA, e coordenador de projetos de pesquisa financiados pelo PADCT e pela FINEP. Juntamente com outros pesquisadores da Bahia, teve a sua proposta de formação de um grupo de excelência apoiado na primeira etapa do PRONEX. Sua posição no CNPq é a de pesquisador I-A.
Manoel Barral Netto é consultor do CNPq e da FINEP e membro do Comitê Assessor da CAPES para as áreas de Imunologia, Parasitologia e Microbiologia. Entre 1993 e 1997, foi membro do Comitê Assessor de Imunologia de Micobactérias da WHO, em Genebra, Suiça. Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA (1992-1993). É atualmente membro titular do Comitê Assessor de Ciências Biológicas do CNPq, representando a área de Imunologia, tendo coordenado o Comitê Assessor do CNPq em 1996 e 1997. Manoel Barral Netto possui 9 capítulos publicados em livros especializados, e cerca de 80 trabalhos completos, publicados em revistas científicas internacionais, de alto índice de impacto, de 1982 a 1997. Manoel Barral Netto é membro da Sociedade Brasileira de Imunologia, sendo seu atual presidente, e membro da American Society of Tropical Medicine and Hygiene.




Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3º
Centro - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Cep: 20030-060

[+55] (21) 3907-8100

[+55] (21) 3907-8101

Fale conosco

webTexto é um sistema online da Calepino