Português > Notícias > Acadêmico recebe Prêmio Ramanujan 2017 para jovens matemáticos


Acadêmico recebe Prêmio Ramanujan 2017 para jovens matemáticos

  • Compartilhe:

Publicado em 3/07/2017

Membro titular da ABC, o matemático Eduardo Teixeira foi o ganhador do Prêmio Ramanujan 2017 para jovens matemáticos de países em desenvolvimento. Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Teixeira foi premiado pelo trabalho em Análise e Equações Diferenciais Parciais.

O Prêmio Ramanujan 2017 é conferido anualmente desde 2005 a pesquisadores de países em desenvolvimento que tenham menos de 45 anos e que conduzam pesquisas de alto nível em seu país. A premiação foi instituída, originalmente, pelo Abdus Salam Internacional Centre for Theoretical Physics (ICTP), o fundo memorial Niels Henrik Abel e a União Internacional de Matemática (IMU, na sigla em inglês). O premiado receberá uma quantia de US$ 15 mil em dinheiro. O vencedor também é convidado a receber o prêmio pelo ICTP e a apresentar uma palestra.

Para a escolha, o comitê de seleção considera não apenas a qualidade científica da pesquisa, como também o contexto em que o candidato desenvolveu os estudos. Participaram da escolha do acadêmico da ABC como vencedor os cientistas Idris Assani, Rajendra Bhatia, Alicia Dickenstein, Stefano Luzzatto (diretor) e Van Vu.

Segundo o ICTP, a premiação ao professor da UFC é em função de sua determinação e esforço para desenvolver pesquisa de alto nível em sua instituição, localizada no nordeste do Brasil. "Esperamos que o exemplo de Eduardo Teixeira inspire outros matemáticos a trabalharem nos níveis mais elevados nos principais centros de pesquisa estabelecidos em seus países".

Bacharel e mestre em matemática pela UFC (99/01). Em 2005 completou seus estudos de doutoramento sob a direção do professor Luis Caffarelli na University of Texas, em Austin. Subsequentemente, junto-se ao Departamento de Matemática da UFC e a Rutgers University, onde respondeu por três anos as atribuições da prestigiosa cadeira de "Hill Assistant Professorship".

Desde 2005, tem servido como membro do corpo editorial da revista "International Journal of Applied Mathematics & Statistics" bem como revisor de um número expressivo de periódicos de altissimo nível. Suas principais atividades científicas estão concentradas na teoria das Equações Diferenciais Parciais e suas diversas aplicações. Faz parte de sua obra também um livro introdutório sobre a teoria de regularidade para equações diferenciais parciais do tipo elíptico. Em 2006, Teixeira foi agraciado com uma grant da NSF no intuito de fomentar suas pesquisas em avanços na teoria de EDP não-lineares e problemas de fronteira livre.


(Ascom ABC, com informações do ICTB)


Notícias


Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3º
Centro - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Cep: 20030-060

[+55] (21) 3907-8100

[+55] (21) 3907-8101

Fale conosco

webTexto é um sistema online da Calepino