Português > Notícias > Acadêmico é eleito professor visitante de instituição na Alemanha


Acadêmico é eleito professor visitante de instituição na Alemanha

  • Compartilhe:

Publicado em 15/08/2017

O Acadêmico Victor Carlos Pandolfelli , docente do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), foi recentemente eleito professor visitante pelo reitor da Universidade de Mineração e Tecnologia Freiberg, na Alemanha. A universidade foi fundada em 1765 e é a mais antiga na área de metalurgia e mineração.

Entre os ilustres ex-alunos e profissionais, destacam-se Alexander von Humboldt, geógrafo, naturalista e explorador alemão, cujo nome é familiar em várias áreas de conhecimento e também usado para denominar uma das bolsas de pesquisa mais prestigiosas em ciências; Abraham Werner, fundador da geologia moderna; e Friederich Mohs, criador da famosa escala de dureza. Os elementos químicos Índio e Germânio também foram descobertos por pesquisadores da universidade, que se destaca pela atuação em quatro principais áreas: materiais, geociências, energia e meio ambiente.

Embora o título já tenha sido emitido, a cerimônia oficial de entrega está marcada para outubro, quando o Acadêmico irá ministrar um minicurso aos alunos do Departamento de Materiais daquela instituição. Além da parte didática, a interação entre o grupo de cerâmicas refratárias liderado por Pandolfelli e pesquisadores da Universidade de Freiberg já está sendo efetuada, através da identificação de temas de interesse comum. Esta nova atividade soma-se a da Universidade Wuhan de Ciência e Tecnologia, na China, onde o Acadêmico é professor convidado desde 2013.


(Ascom ABC)


Notícias


Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3º
Centro - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Cep: 20030-060

[+55] (21) 3907-8100

[+55] (21) 3907-8101

Fale conosco

webTexto é um sistema online da Calepino