Português > Notícias > ABC e SBPC pedem que governo libere com urgência recursos para o (...)


ABC e SBPC pedem que governo libere com urgência recursos para o CNPq

  • Compartilhe:

Publicado em 31/07/2017

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) enviaram nesta segunda-feira, 31 de julho, uma carta ao ministro Gilberto Kassab, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), pedindo “máximo empenho” junto à Presidência da República e ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão para a liberação de recursos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No documento, as entidades alertam para a “situação extremamente preocupante do CNPq em relação aos recursos ainda disponíveis para o cumprimento de seus compromissos até o final de 2017”.

“A falta de verba põe em risco o pagamento de bolsas, projetos e programas importantes, como o dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs). Em função do forte contingenciamento ocorrido com os recursos do MCTIC, o CNPq foi muito afetado e necessita de recursos da ordem de 570 milhões de reais, ainda em 2017, para poder cumprir adequadamente a sua função junto à comunidade científica brasileira”, ressaltam na carta.

A SBPC e a ABC afirmam também que é igualmente preocupante a possibilidade, já delineada na Lei Orçamentária Anual (LOA), de que os recursos para 2018 sejam mantidos no patamar extremamente baixo, como aqueles dispendidos em 2017, “o que levará o CNPq a uma situação crítica também no ano próximo”.

As entidades alertam ainda para os impactos gravíssimos que poderão advir de uma situação na qual o CNPq possa entrar em um processo de colapso no cumprimento de suas responsabilidades e compromissos com os pesquisadores, os estudantes de pós-graduação e os jovens bolsistas de todo o País.

Leia a carta na íntegra aqui.

"Bom Dia Brasil" faz reportagem sobre o contingenciamento dos recursos do CNPq

Confira aqui a matéria que o jornal "Bom Dia Brasil", da TV Globo, fez sobre o risco às 90 mil bolsas de estudantes e pesquisadores do CNPq.


(Jornal da Ciência)


Notícias


Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3º
Centro - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Cep: 20030-060

[+55] (21) 3907-8100

[+55] (21) 3907-8101

Fale conosco

webTexto é um sistema online da Calepino