Academia Brasileira de Ciências (ABC) reitera ao governo argentino a importância do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (CONICET) para a ciência mundial

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) expressa novamente sua profunda preocupação diante das recentes declarações e ações do governo liderado pelo Presidente Javier Milei, que indicam substanciais reduções no financiamento do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (CONICET) da Argentina.

O CONICET é amplamente reconhecido como uma instituição científica de grande importância nas Américas, desempenhando um papel crucial no apoio à pesquisa básica e aplicada que aborda uma variedade de desafios nacionais. Seus pesquisadores, que estão integrados ao sistema universitário e a várias instituições em nível nacional, representam um capital humano construído ao longo de décadas de investimento estatal. O trabalho do CONICET tem sido fundamental na geração de conhecimento especializado essencial para atender às necessidades dos setores público e privado, resultando em patentes a nível nacional e internacional, e contribuindo para o desenvolvimento de empresas com forte componente tecnológico.

De acordo com as informações divulgadas, os cortes propostos no financiamento serão acompanhados pela suspensão de bolsas e demissões, o que terá um impacto significativo nos sistemas de educação e ciência, tecnologia e inovação (CTI) do país. Como experiências internacionais têm claramente mostrado, cortes nessas áreas devem ser evitados se os governos desejam promover o desenvolvimento econômico, social e sustentável.

Diante deste cenário preocupante, a ABC manifesta solidariedade à comunidade científica argentina e insta o governo do Presidente Javier Milei a preservar os investimentos no CONICET e em seus institutos de pesquisa espalhados pelo país. Em tempos de crise, os países mais desenvolvidos têm aumentado seus investimentos em educação e CTI para impulsionar suas economias e superar desafios. Sem ciência, não há desenvolvimento econômico, social e sustentável.

Rio de Janeiro, 27 de fevereiro de 2024

Helena Bonciani Nader
Presidente