A Academia Brasileira Ciências vai receber três ganhadores do prêmio Nobel em abril, no Rio e em São Paulo. São eles Serge Haroche (2012, Nobel de Física), May-Britt Moser (2014, Nobel de Medicina) e David MacMillan (2021, Nobel de Química).

Este será o primeiro encontro presencial entre nobelistas e estudantes brasileiros convidados, assim como com formuladores de políticas públicas e empresários. O Diálogo Nobel Brasil 2024 será o terceiro evento da parceria entre a Academia Brasileira de Ciências e a Nobel Prize OutreachSaiba mais sobre os eventos anteriores aqui

O tema de 2024 é “Criando Nosso Futuro Juntos Com a Ciência”

 


RIO DE JANEIRO | 15 DE ABRIL, 2ª FEIRA, 10h00-16h00
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Teatro Odylo Costa, filho| R. São Francisco Xavier, 524 – Maracanã, Rio de Janeiro – RJ

Como a ciência beneficia a sociedade e como a sociedade pode conseguir o melhor da ciência e dos cientistas? O Diálogo Nobel no Rio de Janeiro busca respostas para essas perguntas.

Pela manhã, serão discutidos o valor da ciência, como tornar a prática da pesquisa mais inclusiva e como se comunicar de forma mais eficaz com audiências diversificadas. Os debates interativos abordarão as responsabilidades dos cientistas, o papel das universidades e estratégias para a transição para um mundo mais sustentável.

À tarde, as discussões se concentrarão em como trabalhar melhor coletivamente, tanto dentro das instituições de pesquisa quanto entre diferentes disciplinas e setores, e os caminhos a serem seguidos pela ciência e pelos cientistas, analisando se existem estratégias mais apropriadas para direcionar nossos esforços e recursos para se obter o máximo da ciência e se criar o futuro que desejamos.

PARA O EVENTO NO RIO, INSCREVA-SE AQUI!

VEJA A PROGRAMAÇÃO

 


SÃO PAULO | 17 DE ABRIL, 4ª FEIRA, 10h00-12h00
Universidade de São Paulo (USP)
Auditório do Centro de Difusão Internacional, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, Butantã, São Paulo – SP

Em uma série de conversas e debates moderados, os laureados com o Prêmio Nobel discutirão o que aprenderam com uma vida dedicada à ciência. Com a ajuda da audiência, eles abordarão o que é necessário para manter a curiosidade científica e enfrentar grandes questões, como superar os muitos contratempos enfrentados na pesquisa e como comunicar descobertas aos colegas, formuladores de políticas e ao público em geral.

PARA O EVENTO NA USP, INSCREVA-SE AQUI

VEJA A PROGRAMAÇÃO

 


SÃO PAULO | 17 DE ABRIL, 14h30- 16h30
Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp)

Apenas para convidados, envolvendo lideranças empresariais e governamentais, tomadores de decisão, setor acadêmico, agências de apoio à pesquisa e imprensa.

 


QUEM SÃO OS NOBELISTAS?

Serge Haroche, May-Britt Moser e David MacMillan

 

  • Serge Haroche é um físico francês, nascido em Casablanca. Desde 2001 é professor do Collège de France. Em 2012 foi laureado, juntamente com David Wineland, com o Prêmio Nobel da Física, “por métodos experimentais inovadores que permitem a medição e a manipulação de sistemas quânticos individuais”.
  • May-Britt Moser é psicóloga e neurocientista norueguesa, chefe do departamento do Centro de Computação Neural na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. Foi agraciada com o Prêmio Nobel de Medicina em 2014, dividido com o norueguês Edvard Moser, e o britânico-americano John O’Keefe. Juntos, eles descobriram células importantes para a codificação do espaço e também para a memória episódica. Seu trabalho abriu portas para que a ciência conquiste novos conhecimentos sobre os processos cognitivos e déficits espaciais associados às condições neurológicas humanas, como a doença de Alzheimer.
  • David MacMillan é um químico britânico, professor da Universidade de Princeton desde 2006. Em 2021 foi laureado com o Nobel de Química juntamente com Benjamin List. Sua premiação se deu em função do desenvolvimento de novos métodos na organocatálise enantioseletiva (asssimétrica), com aplicações na síntese de uma série de produtos naturais. Descobriu novos catalisadores de imínio e desenvolveu mais de 50 novos processos de reação.

O encontro no Rio de Janeiro será no dia 15 de abril, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), e espera contar com participação expressiva de estudantes e jovens, numa oportunidade única para um debate intergeracional de alto nível. Saiba mais sobre a programação aqui.

No dia 17 de abril serão promovidos dois encontros em São Paulo, , ampliando o impacto da iniciativa no país e potencializando as possibilidades de intercâmbio científico. Pela manhã, o evento será na Universidade de São Paulo (USP), aberto ao público. Na parte da tarde, será na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), só para convidados.

VEJA A PROGRAMAÇÃO E INSCREVA-SE!