A presidente da ABC, Helena B. Nader, e o secretário-executivo Relações Internacionais da ABC, Marcos Cortesão, participaram da reunião do Comitê de Assessoramento da Parceria InterAcademias (IAP, sigla em inglês) na Accademia Nazzionale dei Lincei, em Roma, nos dias 30 e 31 de outubro. 

O grupo tem por objetivo orientar os copresidentes da IAP na condução das atividades da organização. A presidente da ABC participa deste comitê na qualidade de representante da Rede InterAmericana de Academias de Ciências (Ianas), uma vez que também é copresidente da rede regional.

Esta foi a primeira reunião do Comitê de Assessoramento da IAP, ocasião em que foram apresentadas e discutidas as ações realizadas e propostas para o próximo ano. Durante o encontro, Helena B. Nader destacou a necessidade de uma maior atenção para os países do Sul, em especial para a América Latina, que comumente não recebe muita atenção de organismos internacionais, apesar de ser a região que apresenta os níveis mais acentuados de desigualdade do planeta.

Ao longo das discussões, Nader também destacou a importância de uma maior clareza na relação entre a IAP e as redes regionais. É através destas que a IAP tem a capacidade de construir uma maior capilaridade, a partir de um diálogo com as Academias, que acabam por viabilizar uma atuação com impacto regional e nacional.

Outro aspecto que também mereceu atenção por parte da ABC foi a necessidade de se construir uma relação mais colaborativa e menos competitiva entre organismos globais ligados à ciência, como o Conselho Internacional de Ciência (ISC). “Hoje, percebe-se certa indefinição no que diz respeito ao espaço de atuação dessas organizações, sendo importante que as lideranças da IAP e do ISC dialoguem em busca de um entendimento para que seja possível evitar sobreposições e a duplicação de esforços”, ressaltou Nader.

Segundo a presidente da ABC, a participação do Brasil foi fundamental para que a visão e os interesses dos países do sul global fossem vocalizados de forma clara. “A participação brasileira enfatizou a importância de se ter um foco no fortalecimento das Academias, de forma que estas se transformem em atores relevantes em seus países, contribuindo com a formulação de políticas públicas. Este é um desafio premente, principalmente para as Academias dos países em desenvolvimento, apontou Helena Nader

Helena Nader na ponta esquerda e Marcos Cortesão no centro, ao fundo, com os outros integrantes do Conselho da IAP 


Sobre a IAP

A IAP é uma rede global de academias de ciências, engenharia e medicina, que trabalham juntas para oferecer aconselhamento independente e de excelência em temas de ciência, tecnologia e saúde. A organização conta com cerca de 150 membros e está estruturada em quatro redes regionais, que compreendem as Academias de Ciências da África (Nasac), Ásia (Aassa), Américas (Ianas) e Europa (Easac).

Até novembro de 2022, a IAP tinha três braços principais: IAP-Health, IAP-Policy e IAP-Science. A ABC integrava os comitês executivos da IAP-Health e da IAP-Policy, que trabalharam virtualmente ao longo do ano. Em novembro de 2022 foi instaurada uma nova estrutura de governança na IAP, e a ABC encerrou seus mandatos nos comitês executivos da IAP-Policy e da IAP-Health. A Academia seguiu representada na liderança da organização com a participação de Helena B. Nader no Comitê Consultivo, na qualidade de copresidente da Rede InterAmericana de Academias de Ciências (Ianas).