As instituições que integram a Iniciativa de Ciência e Tecnologia no Parlamento Brasileiro (ICTP.BR), o que inclui a Academia Brasileira de Ciências, enviaram em 18/10 carta ao presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o sr. Moses Rodrigues (União/CE), em apoio ao Projeto de Lei 2926/2019. 

O referido PL veda o cancelamento, interrupção e o corte de bolsas concedidas pelos órgãos federais de apoio e fomento à pós-graduação e pesquisa.

A carta esclarece que bolsas de estudos e de pesquisa são as principais remunerações pelo trabalho realizado pelos  estudantes em formação na pós-graduação brasileira e pelos pesquisadores envolvidos em projetos científicos aprovados pelas agências de fomento.

“Cancelamentos, interrupções no fluxo de pagamentos e atrasos em virtude de contingenciamentos orçamentários e bloqueios financeiros atrasam o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro, além de constranger o trabalho e a vida de milhares de estudantes e pesquisadores”, diz a carta, por meio da qual as entidades solicitam aos parlamentares da Comissão de Educação que aprovem o PL 2926/2019.

Leia a carta na íntegra