A presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Bonciani Nader, participou nos dias 26 e 27 de setembro do seminário “4ª Revolução Industrial: Desafios para a Defesa, Segurança e Desenvolvimento Nacional”, promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O encontro no Teatro do BNDES, no Rio de Janeiro, abordou estratégias para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa brasileira num contexto internacional de instabilidade geopolítica e tecnologias disruptivas emergentes. O ministro da Defesa esteve no evento.

Em sua fala no painel de abertura, Nader enfatizou que o Brasil não está preparado para essa nova era tecnológica. Para ela, a falta de uma política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e um cenário de investimentos instáveis minam a competitividade nacional. “Diferentemente do que ocorre com a Defesa nos EUA, por exemplo, onde desde a ciência básica até o desenvolvimento tecnológico avançado recebem apoio estatal robusto”, afirmou.

Para a presidente da ABC, o país até possui um arcabouço jurídico adequado, com o sistema tripla hélice de financiamento – academia, indústria e governo – mas que não é bem aproveitado na prática. Ela alertou também que as escolas não estão preparando os jovens para lidar com tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial. “Em suma, é preciso financiamento contínuo e sem sobressaltos. Infelizmente, não serão os valores atuais do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) que farão a 4ª Revolução Industrial”, criticou.

Na sequência do evento, Nader também participou do fórum de trabalho sobre “CT&I para a Base Industrial de Defesa”, que se deu de forma fechada.

Assista às discussões iniciais do seminário: